Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/06/2009

Homenagem: Carlito Peters é lembrado em comemoração na Portuguesa

A Portuguesa de Desportos realiza neste domingo, 7, evento para comemorar o Jubileu de Ouro da conquista do Troféu Fita Azul do futebol brasileiro. O penapolense Luiz Carlos Peters, mais conhecido como Carlito Peters, fez parte da equipe que disputou vários jogos no continente africano no ano de 1959. Nessa viagem ocorreu importante incidente diplomático na África do Sul, onde as autoridades locais não queriam que jogadores brasileiros negros participassem dos jogos naquele território. A equipe se recusou a disputar a partida naquelas condições e até o presidente JK teve participação no ocorrido, quando enviou seu representante diplomático para que impedisse a realização do evento.
 
Foto: A homenagem ao penapolense acontece neste domingo em São Paulo 
 
Há 50 anos, Portuguesa Santista x racismo na África do Sul

Em 2010, a África do Sul se tornará oficialmente o primeiro país africano a sediar uma Copa do Mundo. Receber a principal competição do mais popular esporte do mundo será o ponto máximo do esporte não apenas do país. Mas também de todo o continente. A 19ª edição do Mundial de futebol, curiosamente, ocorrerá em um país que durante 16 anos (de 1976 a 92) esteve suspenso da Fifa. Motivo: o regime de segregação racial que vigorou no país de 1948 a 94. E não foram apenas os negros sul-africanos que sofreram na pele os efeitos do preconceito. No último domingo, o Esporte Espetacular relembrou um caso lamentável envolvendo um time brasileiro no país-sede do próximo Mundial de futebol. Em 1959, a delegação da Portuguesa Santista fez uma excursão vitoriosa pela África, ganhando os 15 jogos que disputou. Mas uma partida não foi realizada. A África do Sul estava no itinerário da viagem do clube paulista. O duelo seria contra um combinado local. Mas a delegação da Briosa enfrentou um adversário extra-campo. Os problemas começaram logo na chegada ao país: os três atletas negros do grupo foram impedidos de desembarcar na Cidade do Cabo. Somente dois dias depois, a entrada do trio foi liberada no país. Mas as dificuldades não acabaram por ali. No vestiário, antes da partida, um representante do time adversário revelou que os negros brasileiros não poderiam entrar em campo. Causando revolta de todos os atletas, que se recusaram a jogar. A delegação da Portuguesa Santista não sabia que o governo do presidente Juscelino Kubitschek havia decidido que a equipe não deveria atuar diante do tratamento preconceituoso. Naquela que foi a primeira manifestação oficial do governo do Brasil contrária ao regime sul-africano. Confira algumas fotos que mostram importantes passagens do saudoso Carlito Peters no futebol.

Ex-presidente do CAP é ignorado em Penápolis

Dizem que o brasileiro tem memória curta e que esquece com facilidade o passado. Em Penápolis isso acontece com muita freqüência. Enquanto moções e medalhas são distribuídas aos montes a quem supostamente se destaca no presente, pessoas que muito fizeram pela cidade, algumas falecidas, e que contribuíram com o seu crescimento em diversos setores, são solenemente ignorados. O esportista Carlito Peters é um bom exemplo disso. Falecido no dia 15 de fevereiro de 2003, o ex-presidente do CAP por 10 anos até hoje não recebeu qualquer tipo de homenagem, numa total falta de consideração a quem muito fez pelo esporte da cidade. De tradicional família penapolense, era filho do ex-prefeito Adelino Peters e Nair Célia dos Santos Peters. Além de empresário do ramo futebolístico, foi vereador nesta cidade e presidente da extinta Comissão Central de Esportes. Como jogador de futebol defendeu a Portuguesa de Desportos, São Paulo Futebol Clube e times mexicanos. Conduzidos por Carlito Peters, vários jogadores ganharam projeção no mundo da bola e hoje estão realizados. Chegou a se cogitar em outras épocas que o campo do bairro Aparecida e até a mesmo a atual avenida do Estádio poderia ganhar seu nome, mas, as propostas não evoluíram e aos poucos o nome de Carlito Peters vai caindo no esquecimento, configurando-se numa das maiores injustiças com uma das principais personalidades de Penápolis, reconhecido não só no Brasil como em todo o mundo. (Redação)

CONFIRA FOTOS NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade