Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/01/2011

Hoje tem festa de Folia de Reis para a comunidade

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A Cia. de Reis São Francisco de Assis, fundada por Manuel Santino, segue a tradição em Penápolis há 24 anos

Em comemoração ao Dia dos Santos Reis, celebrado no último dia 06 de janeiro, as companhias penapolenses dos Santos Reis “São Francisco de Assis” e “Joana da Mata e os Três Irmãos” prepararam grandiosas festas para comemorar a data com a comunidade. A festa da Companhia São Francisco aconteceu na noite da última quinta-feira, 06, e a comemoração da Companhia Joana da Mata será hoje, 08, a partir das 19h30 no Ginásio Municipal de Esportes Luiz Carlos Peters, o Carlitão (Jardim Eldorado). Entrada Franca.
A comemoração de Santos Reis tem entrada franca para a população e conta com o apoio da Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria de Cultura, que além de oferecer o local e toda a infra estrutura para a festa, também colaborou na doação de camisetas aos integrantes das companhias. A Prefeitura ajudou ainda no transporte para a zona rural onde fizeram os giros (visitas às propriedades), visando levar a Boa Nova do nascimento de Jesus e arrecadar doações de alimentos para oferecer ao público nas festividades.
“Seguindo exemplo da história dos três Reis que saíram do oriente e foram até Belém visitar e dar oferenda ao menino Jesus que havia nascido, as Companhias de Santos Reis da nossa cidade percorreram as residências da zona rural e urbana levando alegria através da música e arrecadando ofertas”, comentou o secretário municipal de Agricultura, José Santino, que é integrante da Companhia São Francisco de Assis.

 Dança, música e comida
Como ocorrido na última quinta-feira, na festa de hoje (sábado) haverá a apresentação da companhia comemorando a chegada da bandeira, cumprindo o giro e mantendo a tradição da Folia de Reis em Penápolis.
Depois da encenação, será servido um jantar para todos os presentes, com os alimentos arrecadados pelas companhias durante a visita aos bairros rurais e urbanos do município. O cardápio inclui frango assado, cozido de carne e mandioca, macarronada, arroz e refrigerante.
Como atração final será realizado baile de forró com grupos da cidade e demais presentes.
 
 Tradição que se mantém
Conforme contou o secretário municipal de Agricultura, José Santino, a Cia. de Reis “São Francisco de Assis” foi fundada há 24 anos por seu pai, Manuel Santino, que devido à dificuldade financeira que enfrentava na época, fez a promessa de formar uma companhia de Folia de Reis se conseguisse criar seus filhos.  Atualmente a companhia integra 20 pessoas da família e amigos que mantém a tradição dessa festa católica. O mestre da Companhia é Cícero Santino, filho de Manuel, já falecido; Cícero é o responsável pela cantoria. Os netos de Manuel também participam da tradição como palhaços e caixeiros.
A festeira da Companhia “Joana da Mata e os Três Irmãos”, Irene do Nascimento, conta que a companhia tem mais de 20 anos de existência e cerca de 15 integrantes. Seu esposo, José Geraldo Ferreira, é o mestre da companhia.

Secom – PMP  

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade