Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/06/2018

Hoje tem ensaio aberto do espetáculo "Fuligem" no CEU das Artes

Imagem/Thaís Polluca
Detalhes Notícia
Peça aborda a história de Juscelino, cortador de cana que abandonou a terra natal em busca do sonho de uma vida melhor

Como parte do processo de montagem do espetáculo “Fuligem”, a Cia Alternativa de Teatro, de Penápolis, faz hoje (19) um ensaio aberto da peça, a partir das 20h. Será no CEU das Artes, com entrada franca e classificação livre. Toda comunidade está convidada a prestigiar.
O espetáculo trabalha com depoimentos de cortadores de cana-de-açúcar. Através de narrativas em primeira ou em terceira pessoa e muita música, os atores cantam e contam a história de Juscelino, um cortador de cana que abandonou sua terra natal em busca de um sonho de uma vida melhor.
O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ações Culturais) e também recebe apoio da Prefeitura de Penápolis, Secretaria Municipal de Cultura e Laboratório Ivan Sammarco. 

Memórias
O ator e diretor da Cia, Rodrigo Santiago, conta que a vontade de trabalhar esse tema partiu do ator Celso Sena, e que há dois anos o grupo está nesse processo de pesquisa. 
De acordo com o grupo, a ideia é fazer um espetáculo que dialogue com a cidade de Penápolis e sua memória. “Nós ainda vivemos em função da cana-de-açúcar, das usinas. Esse sistema tem seu lado positivo porque emprega muita gente, mas também tem o outro lado que não valoriza o indivíduo”, analisou. 
“No início, tivemos dificuldade porque hoje em dia não existem muitos cortadores na região, foram substituídos por máquinas. Então fomos buscar informações e resgatar essas memórias através de teses de mestrados, doutorados e vídeos-documentários”, comentou o diretor. 
Para o grupo, um dos principais pontos de construção do espetáculo foi a Revolta de Guariba, que aconteceu no ano de 1984, na cidade de mesmo nome (Guariba, localizada no interior de São Paulo). 
“Foi a partir dessa revolta que os cortadores de cana conseguiram conquistar algum direito. Depois disso, eles passaram a ter algum tipo de dignidade dentro do trabalho que exerciam”, explicou Santiago. 

O caminho
Nesse primeiro semestre de 2018, a Cia Alternativa passou pelo processo de Aprimoramento Artístico do Governo do Estado com a realização de quatro oficinas formativas. “O aprimoramento artístico foi fundamental para que a gente conseguisse organizar todo o nosso material (depoimentos e cenas criadas) para apresentar ao público. Os profissionais nos deram a forma, a técnica para se trabalhar isso dentro do teatro narrativo. Eles nos orientaram em como contar essa historia sem colocar o cortador de cana como vítima e usina como vilã. Mas mostrar como o sistema funciona, pois estamos todos dentro desse sistema”, analisou Rodrigo Santiago.
Sobre a apresentação de hoje, o grupo ressalta que o espetáculo ainda não está pronto é apenas um ensaio aberto à comunidade. 
“Depois das oficinas de aprimoramento, revemos tudo o que tínhamos construído e agora estamos lapidando, finalizando. Vamos apresentar meia hora da nossa pesquisa que terá uma hora e meia. Não vamos estrear tudo de uma vez porque ainda está em processo. É muito importante a presença do público nesse ensaio para podermos discutir depois, falar sobre suas impressões, contar suas memórias. O público poderá contribuir com as narrativas que estão sendo construídas”, convidou o diretor, Rodrigo Santiago. 

Serviço: 

Ensaio aberto: “Fuligem”, da Cia Alternativa
Hoje: terça-feira, 19/06/18 – 20h 
Local: CEU das Artes (Rua Manoel Foz 515, Vila Aparecida – em frente ao cemitério Santa Cruz)
Classificação Livre
Capacidade: 60 lugares 
Não haverá distribuição de ingressos. A entrada será por ordem de chegada. 

Fonte: Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade