Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/03/2011

Hoje é Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Hoje, 24 de março, é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi foi instituída em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. O dia escolhido para simbolizar a luta contra esta enfermidade foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch.
Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, por meio da Vigilância Epidemiológica, ressalta à população a importância de buscar atendimento nas unidades básicas de saúde ao menor sinal da doença. De acordo com o enfermeiro da vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, a rede pública garante à comunidade o atendimento, orientações, exames e medicamentos para tratar o problema, que tem cura.
“Na época em que foi descoberto o bacilo causador da tuberculose uma grande parcela da população mundial já tinha sido vítima da doença, mas hoje em dia temos tratamento para isso. Por esta razão o paciente deve procurar atendimento rápido em nossas unidades de saúde assim que notar os sintomas”, orientou o enfermeiro.
“Todos os postos estão disponíveis para atendimento da comunidade de segunda a sexta-feira das 07h às 17h”, reforçou ele.
Segundo dados do Ministério da Saúde, ainda hoje um terço da população mundial está infectada: são cerca de 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

No Brasil
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Estima-se que no país sejam 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela doença. Cada paciente, se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.
As metas internacionais estabelecidas pela OMS e pactuadas pelo governo brasileiro são de descobrir 70% dos casos de tuberculose estimados e curá-los em 85%.
O surgimento da epidemia de HIV/Aids e o aparecimento de focos de tuberculose multirresistente tem agravado ainda mais o problema da doença no mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 25,5% dos casos de AIDS apresentam a tuberculose como doença associada.

O que é
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada “Bacilo de Koch”. A transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ar ambiente tossindo, falando ou espirrando. Estes micróbios podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando ao adoecimento.
A tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.
A BCG é a única vacina contra a tuberculose utilizada para imunizar crianças e adultos e aplicada sob a forma de injeção intradérmica, sendo indicada, preferencialmente, para crianças de zero a 4 anos de idade.

Principais sintomas
Os principais sintomas são tosse com secreção por mais de 15 dias, cansaço, febre (mais comum ao entardecer), sudorese noturna, palidez, falta de apetite e emagrecimento.  Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges (meningite), ossos e rins.
É muito importante que os pacientes com tuberculose não interrompam seu tratamento, para evitar o surgimento de micróbios resistentes aos remédios e o adoecimento de novas pessoas.

Curiosidades
Existem evidências de que a tuberculose existe desde os tempos pré-históricos. A doença já foi encontrada em esqueletos de múmias do antigo Egito (3000 A.C) e, mais recentemente, numa múmia pré-colombiana no Peru.
A doença disseminou-se na Europa, com a urbanização crescente e no século XVIII tornou-se conhecida como a peste branca. Durante a revolução industrial, a mortalidade era muito alta.
Nos últimos anos do século XVIII, tuberculose era considerada uma "doença romântica", idealizada nas obras literárias e artísticas e identificada como uma doença de poetas e intelectuais. Nesta mesma época, no ano de 1882, Robert Koch anuncia a descoberta do agente causador da tuberculose, o bacilo de Koch; esta descoberta foi um marco fundamental para o conhecimento da doença e impulsionou várias tentativas de controle e tratamento da enfermidade.
Desde o século XIX, acreditava-se que a cura do doente acontecia quando se dispunha de boa alimentação, repouso e podia-se viver no clima das montanhas. O tratamento envolvia o isolamento dos pacientes, viabilizando-se por meio dos sanatórios. Já no século XX, a descoberta da medicação específica, a partir da década de 1940, promoveu uma queda acentuada dos índices de mortalidade da doença e a comprovação da eficácia desses medicamentos fez com que o tratamento se tornasse primordialmente ambulatorial.

Secom – PMP

* Fontes: Ministério da Saúde, Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade