Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/01/2022

História: Zezé Macedo foi a primeira mulher prefeita em Penápolis

Imagem/Reprodução Facebook
Detalhes Notícia
Zezé Macedo foi a primeira mulher prefeita em Penápolis; ela ocupou o cargo em dezembro de 1985

DA REDAÇÃO

Uma falha documental na história do Poder Executivo Municipal provocou um ato falho na imprensa local que relatou nesta quarta-feira (12), que a vice-prefeita de Penápolis, Mirela Fink, que ocupa o cargo de prefeita interina enquanto o titular, Caique Rossi em férias, fosse colocada como a primeira mulher a ocupar o mais alto escalão do Paço Municipal. O feito histórico, na realidade, pertence à ex-vereadora Maria José de Macedo, a Zezé Macedo, que, na década de 80 ocupou o cargo no Executivo penapolense por cerca de 20 dias. 
A atual administração municipal usou as redes sociais na internet, para se retratar sobre o equívoco ao anunciar Mirela como a primeira prefeita. Somente depois que o cargo assumido por Zezé foi lembrado por populares, que se atentaram ao equívoco.
Visando apurar a informação, a reportagem do DIÁRIO constatou que, no site da prefeitura municipal, bem como em galerias que retratam os prefeitos que já assumiram a função, não existem registros sobre a passagem de Zezé Macedo durante sua liderança ao Executivo.
De acordo com o que foi apurado, e visando corrigir, foi apurado que Zezé Macedo assumiu o cargo como a primeira prefeita na história de Penápolis em dezembro de 1985, ao acumular a função de presidente da Câmara Municipal, que também foi a primeira mulher a assumir a presidência do Poder Legislativo.
Zezé esteve como prefeita por cerca de 20 dias, quando o então prefeito João Carlos D’Elia e seu vice, Edson Geraissati, integraram uma missão diplomática do Brasil à Cuba, permanecendo pelo período fora do Brasil. Com isso, foi Zezé Macedo quem passou a assinar os despachos executivos. Documentos da época ainda à colocam como “Presidente da Câmara Municipal de Vereadores no exercício das funções de Prefeito”.
Entre os documentos assinados por ela na época, está a Lei nº 1.576, de 9 de dezembro de 1985, que dispõe sobre a celebração de convênio junto ao Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, visando a aquisição de equipamentos para a biblioteca municipal, bem como para proceder obras de reforma do prédio. Na época, o crédito autorizado havia sido de 30 milhões de Cruzeiros. 
Zezé Macedo, foi a terceira mulher a estar vereadora na história da Câmara. Além disso, ela ocupou a função por três mandatos consecutivos entre os anos de 1977 a 1983; 1983 a 1988 e 1989 a 1992. 
Atualmente, Maria José de Macedo está com 79 anos e é professora aposentada. Ela chegou a concorrer ao cargo de vereadora nas eleições municipais de 2020 pelo PSDB, mas obteve apenas três votos.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade