Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/05/2022

História: Lideranças penapolenses iniciam a Funepe em 1966

Imagem/Arquivo Funepe
Detalhes Notícia
Fafipe foi criada oficialmente em 1966 através da união de lideranças de diferentes segmentos penapolenses

DA REDAÇÃO

Durante o mês de comemorações dos 56 anos de fundação da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), algumas ações também são realizadas para lembrar a longa história da Fundação, e o seu início, na década de 60.
Na época, a fundação da Funepe ganhou forças em ações através da gestão do, então prefeito, Edison João Geraissate, que, juntamente com líderes educadores do Instituto de Educação Dr. Carlos Sampaio Filho, conseguiu a mobilização de vários segmentos para a criação da Fafipe (Fundação Educacional de Penápolis).
Em 1966, foi criada a Lei Municipal 490 de 27 de maio, dando origem, oficialmente, à Fafipe.
Da mesma forma, também sob liderança do prefeito à época, uma reunião foi feita no dia seguinte no salão nobre do Instituto Estadual de Educação, oportunidade em que foi instituída a Funepe, sendo a entidade mantenedora da Fafipe e também do Centro de Estudos Profissionalizantes. 
Esta primeira liderança contou com o prefeito Edison Geraissate como presidente e Armando Waldemarin Wanderley como vice-presidente, além de outros membros instituídos à época.
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, foi autorizada através de decreto estadual número 48.039, de 31 de maio daquele ano para o funcionamento dos cursos de Desenho, Matemática, Letras e Pedagogia. Os cursos haviam sido abrigados no prédio do Clube Penapolense, onde hoje fica o Museu do Sol.
Com o desenvolvimento da Fafipe/Funepe, começaram, ainda no mandato do prefeito Edison Geraissate, as obras do prédio próprio da Funepe, na avenida São José. 
Foi graças aos destaques que a Funepe vinha conquistando que, em 1968, foi autorizado o Curso de Licenciatura em Ciências, e novos de nível superior conquistados posteriormente e também cursos técnicos profissionalizantes. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade