Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/10/2009

História: 5ª Cavalgada Franciscana resgata o passado

Detalhes Notícia
A 5ª Cavalgada Franciscana, promovida pelo Sindicato Rural de Penápolis conseguiu ir além do esperado com a realização da 5ª Cavalgada Franciscana. O evento reuniu mais de 1.200 participantes com animas, com representação de outros estados, resgatou o passado da região, quando o lombo de animais era o único meio de transporte. Como forma de homenagem, o evento desta natureza é realizada no dia do padroeiro de Penápolis, São Francisco de Assis. No evento deste ano a cidade foi conhecida em todo o país pela cobertura da TV Agromix.
Já no sábado à tarde várias comitivas cruzavam a cidade com seus animais em direção ao Recinto de Exposições “Prefeito Jandira Trench”, onde logo mais a noite houve roda de viola com os portões abertos a toda a população. No total foram 30 comitivas, uma vinda de Frutal, estado de Minas Gerais.
Este ano tudo transcorreu bem, a chuva que abençoou a cavalgada em 2008, cessou para a participação em massa de crianças com seus cavalos. Toda a programação foi acompanhada pelo chefe do sistema Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Tirso Meirelles, principal parceiro na realização.
A missa sertaneja com a Orquestra de Violas de Penápolis e narração dos locutores de rodeio Irmãos Bertan, foi celebrada pelo pároco do Santuário São Francisco de Assis, frei Cícero Araújo da Silva. Os elementos que representam a cultura do homem do campo foram levados ao altar por cavaleiros e amazonas em seus animais. A população também participou em massa da celebração realizada na fazenda Santa Cândida (do Benoninho).
Após a missa, cada comitiva tomou seu lugar, se organizou em filas e seguiram em direção ao Santuário aonde os freis concederam a benção a todos. Como regra, a cavalgada contou com um público bastante ordeiro, que respeitou o não uso de bebida alcoólica no trajeto.
Os participantes faziam questão de exibir seus animais bem cuidados e belos, desde mula, burros, cavalos, pôneis e bois. Este ano havia a presença de muitas carroças e famílias. Para o presidente do Sindicato Rural de Araçatuba, Alfredo Neves, a cavalgada de Penápolis é referência em todo o estado.
O presidente do Sindicato Rural de Penápolis, João Antonio Castilho, que conduz toda a organização a finco, terminou o evento orgulhoso com a comprovação de que a Cavalgada Franciscana só perde para de Brasília, isso em todo o país. “Isso é muito gratificante e nos estimula cada vez mais trabalhar.”
“Fiquei muito feliz de estar aqui, orgulhoso de ver a organização do evento, que contou com apoio do Senar. É uma oportunidade única para mostrar para a sociedade a importância do homem do campo. A gente sabe que os princípios de empreendedorismo para o desenvolvimento de uma sociedade vem do setor rural”, enaltece Tirso Meirelles.
 
CIDADES
As cidades representadas na 5ª Cavalgada foram: Braúna, Penápolis, Cosmorama, Araçatuba, Guararapes, Alto Alegre, São Martinho D’Oeste, Avanhandava, Lins, Marília, Barbosa, Olímpia, Glicério, Promissão, Coroados, Luiziânia, José Bonifácio e Juritis. (Assessoria de Imprensa/SP) 
 
Confira as premiações por comitivas
 
QUEIMA DO ALHO
1º Travessia do Araguaia – Penápolis
2º Reino Encantado - Braúna
3º Coroados
 
COMITIVA MAIS ORGANIZADA
1º Reino Encantado - Braúna
2º Travessia do Araguaia – Penápolis
3º Saudades do Sertão – São Martinho
 
BERRANTEIRO
1º Luan Santos Lopes da Travessia do Araguaia
2º Eder Carvalhal Ferreira da Saudades do Sertão
3º Erico Carvalhal Ferreira da Saudades do Sertão
 
BERRANTEIRO MIRIN
1º Renan Felipe Carvalhal Bonfin da Saudades do Sertão e José Mariano Nery da Reino Encantado

Foto: Altar de missa foi decorado com elementos do homem do campo
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade