Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/04/2008

Hipertensão: Campanha lembra o Dia Nacional de Prevenção

Hoje, 26 de abril, é o Dia Nacional da Hipertensão Arterial, que tem como objetivo conscientizar a população sobre esta complicação que a cada dia atinge mais pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros são afetados pelo problema. A hipertensão arterial, ou pressão alta, como é conhecida, é uma doença cosmopolita e atinge principalmente a adultos e idosos. É assintomática, silenciosa, ou seja, na maioria das vezes não provoca sintoma algum. Ela bombardeia o cérebro, rins e coração, provocando derrames, infartos e insuficiência renal. A principal causa de morte no Brasil são as doenças vasculares diretamente ligadas à hipertensão.
Em 95% dos casos não há motivo determinante, só os chamados fatores de risco que, somados, levam de maneira contínua, à elevação da pressão. São o consumo de sal, a obesidade, o excesso de colesterol, a vida sedentária e o estresse.
A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. Está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
De acordo com o Painel de Indicadores do SUS, em 2000 a hipertensão foi o segundo maior fator de risco de morte nas Américas, com mais de 700 mortes em mil, perdendo apenas para o tabagismo, que ultrapassou o número de 850 mortes em mil. A pressão alta, na maioria das vezes, não tem cura, sendo assim é necessário o acompanhamento e controle periodicamente, de forma ininterrupta. Porém, os números são preocupantes: apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença, 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento após melhora inicial da pressão arterial. Como forma de prevenção, os especialistas recomendam que a população se conscientize e tenha o hábito de medir regularmente a pressão e proceda de forma saudável, para evitar as complicações decorrentes da hipertensão. Para prevenir a hipertensão é necessário que o indivíduo pratique atividades físicas e reduza a ingestão de sal e álcool. Recomenda-se a interrupção do tabagismo, pois este se associa a maior incidência de mortalidade das doenças coronárias, cerebrovascular e vascular de extremidades. Em Penápolis, conforme apurado pela Reportagem, para hoje está prevista a concentração na realização da vacinação dos idosos. Já para o dia 1º de Maio, dia do Trabalho, uma campanha deverá ser realizada na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho visando medir a pressão arterial das pessoas. (SRF)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade