Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/05/2014

Higiene é fundamental na hora de escolher manicure

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Luvas descartáveis devem ser usadas pela manicure para garantir higiene

DA REPORTAGEM

Todos sabem que a mulher gosta de se cuidar e se manter bela, e um dos lugares muito frequentados por elas são os salões de beleza e as manicures. Para elas, uma unha bem feita é vital para se manter bonita. O trabalho de uma manicure vai além de proporcionar unhas bem feitas às suas clientes, mas também a garantia de que o serviço prestado está sendo feito de maneira higiênica, já que a saúde deve estar em primeiro lugar. Alicates, lixas de unha e pés, espátula e palito, são ferramentas que podem ser fonte de transmissão de doenças virais, bactérias e fungos, desde que não usados corretamente, sendo necessária a esterilização de uns e o descarte de outros. De acordo com a manicure e pedicure Patrícia Braga, que há 12 anos trabalha no ramo e atualmente atende inúmeras clientes no ‘Salão das Meninas’, é muito importante observar alguns itens fundamentais para garantir que o trabalho de uma manicure está sendo feito de forma correta e higiênica. “Em primeiro lugar é necessário observar a aparência da profissional, o local onde trabalha, ela deve estar com roupas limpas, cabelos penteados, utilizar sempre luvas descartáveis, lavar as mãos antes e depois de fazer a unha, evitando possíveis contaminações”, comentou. Segundo ela, o manuseio do material também é fundamental, a começar pela esterilização de alicates e tesouras, por exemplo. Ela revelou que muitas de suas clientes possuem seu próprio material, o que também é uma boa dica de saúde, mas que onde trabalha existe materiais necessários para cada cliente atendida no dia. “Se num único dia atendo 10 clientes, para cada um deles vou usar materiais diferentes, o descartável é jogado, os não descartáveis fazemos uma limpeza com álcool 70% e em seguida mandamos para a esterilização, desta forma não há a possibilidade de usarmos o mesmo material em duas pessoas diferentes no mesmo dia, sem a devida higiene”, explicou. Para a esterilização é necessário que o material permaneça por 1h00 à 170º ou 2h00 à 160º. A estufa é um aparelho que, a partir de calor seco, destrói todas as formas microbianas. Há também a autoclave, que esteriliza a partir de calor úmido e necessita de menos tempo de exposição do material e temperatura mais baixa.

Materiais
Segundo Patrícia, cada material usado pela manicure e pedicure necessita de um cuidado específico. Em relação aos alicates de corte e de cutículas, tesouras de unha e espátulas não descartáveis, são fundamentais a limpeza correta. “Para isso é necessário o procedimento que realizamos aqui no salão, sendo a limpeza com álcool 70% e em seguida a esterilização. Cada um desses materiais deve ser usado individualmente para cada cliente, garantindo a higiene”, ressaltou. Outra recomendação importante é o uso de toalhas brancas e limpas, uma para cada cliente. Paninhos usados para enxugar as pontas dos dedos não devem nunca ser guardados após o uso. Elas acumulam restos de pele e de unhas que facilitam a proliferação de bactérias. Lixas de unha e os famosos palitinhos de madeira devem sempre ser descartados. “A limpeza da unha, tanto da mão como do pé, fazemos sempre a seco. Isso torna o trabalho mais fácil e evita possíveis contaminações através da água, mesmo que a bacia ou o recipiente seja lavado cada vez que usado”, informou. Além destes cuidados com materiais é fundamental ainda o cuidado da profissional na hora de fazer a unha para não causar ferimentos. “É preciso ter cuidado na hora de fazer uma unha, pois é muito desagradável você ir a uma manicure e ela lhe causar algum ferimento que pode contaminar”, ressaltou. Patrícia recomenda que a mulher que deseja deixar suas unhas sempre bem feitas, procure uma profissional capacitada. “Quando você tem a confiança no trabalho da profissional, sabe que será feito de forma adequada e o material estará sempre limpo. Por isso, procure saber um pouco mais sobre a manicure que você frequenta e os procedimentos tomados por ela na higienização do material. Saúde deve estar em primeiro lugar, garantindo assim seu bem estar e unhas sempre bem feitas”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade