Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/09/2007

Habitantes: IBGE divulga dados da Contagem Populacional

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) liberou ontem a divulgação dos dados da Contagem Populacional e do Censo Demográfico, finalizados nas últimas semanas. A pesquisa apontou população total de 56.675 habitantes, sendo 53.760 residentes na zona urbana e 2.915 na área rural.

Foram visitados 23.859 estabelecimentos, dos quais foram considerados ocupados 18.047. O restante está entre os domicílios vagos, além dos chamados domicílios de uso ocasional, como, por exemplo, os ranchos, e demais prédios utilizados para comércio e indústria, entre outros.

Em comparação com a última contagem populacional, que foi realizada durante o Censo Demográfico do ano 2000, o número de habitantes cresceu cerca de 3,7%, sendo 54.635 a população naquele ano. Ainda sobre os dados da pesquisa do ano 2000, a população rural era de 50.620 e a rural 4.015.

Outro dado para comparação é a média de habitantes por domicílio, registrada atualmente em 3,14 e que era de 3,43 há sete anos. A diferença reflete no crescimento do número de domicílios, que em 2000 era de 15.911, ou seja, 2.136 a menos que hoje, somado ao fato de que não houve crescimento populacional muito significativo.

 

Rural

Já o Censo Agropecuário aponta a existência de 524 estabelecimentos rurais. A última pesquisa deste tipo, realizada em 1996, registrou 1.252 estabelecimentos. A grande diferença, segundo o coordenador das atividades em Penápolis, Mário Sérgio de Alencar, explica-se pelo grande aumento de propriedades que foram arrendadas, principalmente para usinas canavieiras, o que faz com que estes estabelecimentos sejam contados juntamente com a empresa, num único questionário. "O número é considerado baixo porque as áreas que foram arrendadas terão como responsáveis a empresa que está produzindo no local", disse, "No caso, por exemplo, das usinas, que têm se expandido muito na região, a industria responderá num mesmo questionário os dados de todas as propriedades que foram arrendadas", explicou Mário.

Ele alertou ainda que estes dados podem sofrer alteração, já que ainda há tempo para que as pessoas que não foram recenseadas procurem a unidade do IBGE e informe seus dados. "É um dado preliminar e pedimos que as residências onde ninguém da família tenha recebido um recenseador entre em contato para confirmar", esclareceu.

 

Pesquisa

A Contagem e o Censo Agropecuário foram feitos por 24 recenseadores, admitidos em caráter temporário e que já foram dispensados conforme terminaram as atividades em seus respectivos setores. Alguns preferiram continuar com o trabalho, sendo remunerados pela quantidade de setores em que trabalharam.

A contagem teve início na segunda quinzena de abril e foi feita em cidades com número de habitantes inferior a 70 mil, sendo que, na região, 43 municípios se enquadram nesta categoria.

Pela primeira vez no país, a pesquisa foi feita de forma informatizada, ao invés de utilizar formulários de papel. As informações foram processadas em computadores de mão equipados com receptores GPS (Sistema de Posicionamento Global) e mapas digitalizados.

Os novos dados possibilitarão atualização nos patamares de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, baseado justamente no número de habitantes. As informações servirão ainda para que ministérios e secretarias estaduais e municipais possam formular e implementar políticas públicas, além de subsidiar diversas campanhas.

 

Serviços

O IBGE está instalado junto ao ginásio de esportes "Antônio de Castilho Braga", o "Gigantão Azul", na avenida Altino Vaz de Mello s/n, entrada pela avenida Cunha Cintra. O atendimento é das 8h00 ao meio dia e das 13h00 as 17h00. Telefone: 3652-2154. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade