Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/10/2015

Gustavo Borges: Alunos de natação têm oportunidade de aula com ídolo

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Além de dicas na natação, Gustavo Borges motivou os alunos sobre persistência e paciência dentro das piscinas

DA REPORTAGEM

A tarde de sexta-feira (09) foi especial para dezenas de crianças e adolescentes praticantes da natação no Clube Penapolense. Isso porque elas tiveram uma oportunidade desejada por tantos outros nadadores que estão iniciando seus aprendizados nas piscinas: a de ter uma aula com um dos maiores nadadores brasileiros, Gustavo Borges. O fato histórico para estas crianças e também para o clube ocorreu devido a comemoração de um ano da implantação de aulas com a metodologia Gustavo Borges de natação, que oferece ferramentas de trabalho para aulas desenvolvidas de acordo com as necessidades de aprendizado dos alunos e com a qualidade de ensino desenvolvida por Gustavo Borges. 
A chegada do atleta ao clube ocorreu por volta das 14h30, crianças e adultos já o aguardavam para pedir autógrafos e fotos com o ídolo da natação. Durante o encontro, ele interagiu com as crianças através de um teatro aquático, mostrando bastante irreverência e descontração.
Em seguida, ele ainda interagiu com as crianças e adolescentes com dicas e posições de nado para que elas também possam se desenvolver nas piscinas. Os pais das crianças também aproveitaram o momento para tirar fotos dos filhos com o ex-nadador.

Metodologia
A Metodologia Gustavo Borges de Natação é considerada o maior projeto do gênero em toda a América Latina. De acordo com o próprio nadador e criador, a estrutura foi criada com o objetivo de tornar as aulas motivadoras e atraentes para os alunos. Desta forma, também, os professores são continuamente formados através de cursos de capacitações e atualizações profissionais, presenciais e à distância, oferecendo a eles toda a estrutura e capacitação para que possam ter contato direto com os alunos, capacitando-os da melhor maneira possível dentro da natação. Os alunos são divididos por nível de acordo com a idade e habilidade aquática e todo o processo de formação é registrado em fichas técnicas de avaliação, facilitando o acompanhamento e possibilitando identificar as necessidades de aprendizado, e fazer as correções dos nados. Mais do que ensinar natação, Gustavo e sua equipe ensinam quem comanda as piscinas a tornar o local sustentável. O trabalho tem quatro pilares: operacional, comercial e marketing, além do pedagógico. “O nosso foco é a gestão da piscina. Trabalhamos desde um clube que tem uma piscina e quer aproveitá-la melhor até empresários que tem um terreno que querem construir a piscina e transformá-la em uma academia. São projetos para cada caso”. Ainda de acordo com o nadador, a ideia surgiu depois que ele parou de competir. “Quando parei de nadar, tive minha primeira academia em sociedade, onde começamos a desenvolver um trabalho estruturado de gestão. Após alguns anos, tivemos nossa unidade em São Paulo e percebemos a experiência que tínhamos. Desta forma, todo o restante foi através de um caminho natural do projeto”, explicou o ex-atleta. Gustavo Borges é um dos maiores nomes da natação mundial. Com quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas, o nadador é exemplo de motivação e foco dentro e fora das piscinas. Nascido em Ribeirão Preto, mas, com Ituverava no coração, o atleta de 2 metros e 3 centímetros brilhou nas principais competições mundiais, o que lhe rendeu um lugar na história da modalidade, o Hall da Fama. Em Atenas/2004, Gustavo Borges nadou o revezamento 4x100m livre e se despediu das piscinas.

Orgulho
Para o presidente do Clube Penapolense (CP), Rodolfo Valadão Ambrósio, oferecer através do clube aulas e natação com a qualidade da Metodologia Gustavo Borges é motivo de orgulho. “Estamos muito felizes em poder oferecer aulas de natação, com esta qualidade, para nossas crianças e mais felizes ainda em podermos contar com a presença de um grande atleta como este em nosso clube, este um dia histórico para todos nós”, comentou.
Atualmente a escolinha de natação do CP possui 300 alunos. Segundo o presidente, antes da implantação da metodologia, as aulas tinham cerca de apenas 150 alunos. “Agora dobramos este número e ainda contamos com uma lista de espera para aquelas que querem entrar, o que prova a qualidade da metodologia através das aulas que oferecemos para nossas crianças aqui no clube”, disse. As aulas acontecem durante a semana, em dois períodos (manhã e tarde). Para o desenvolvimento do projeto, o Clube Penapolense conta com um coordenador de esportes, quatro professores capacitados e um estagiário. 
“Este é um investimento que tem dado certo. Estamos oferecendo para estas crianças a oportunidade de crescimento no esporte e esperamos a partir daí, que despontem no esporte, novos grandes nomes como o penapolense Thiago Simon e o próprio Gustavo Borges, que são motivos de orgulho ao Brasil e também para Penápolis”, finalizou Rodolfo.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade