Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/08/2009

Grupos do Nordeste se apresentam na Festa do Folclore

Detalhes Notícia

Nos próximos dias 14, 15 e 16 acontece em Penápolis a 3ª Festa do Folclore na Praça 09 de Julho, no centro da cidade. O evento é aberto ao público e contará este ano, entre outras atrações, com a presença de dois grupos folclóricos da região Nordeste do país. Os mesmos estarão nos próximos dias participando do Festival Internacional de Olímpia/SP e passarão também por Penápolis a convite da Prefeitura Municipal, promotora da festa. Um dos grupos que se apresentarão é o Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros, de Carmópolis, Estado de Sergipe, sendo atração do dia 14 (sexta-feira), na abertura do evento. Este foi o primeiro grupo criado no início do século passado, no povoado Aguada, município de Carmópolis. Em homenagem a negros e brancos, os Bacamarteiros continuam a dançar e cantar, distribuindo-se em batalhões sob o comando de sargentos. Durante a apresentação as mulheres se vestem à moda das caipiras, com roupas estampadas, chapéus de palha e sandálias de couro. As camisas dos homens são do mesmo tecido dos vestidos das mulheres, a diferença está nos chapéus que são de couro. Nas mãos ao invés das palmas, acompanhando o ritmo frenético os bacamartes e os instrumentos musicais, são pandeiros, ganzás, reco-recos, cuícas e caixas.

Grupo Folclórico Parafuso
Outro a se apresentar é o Grupo Folclórico Parafuso, da cidade de Lagarto, também do Estado de Sergipe. Sua participação está programada para dia 15, sábado. Na década de 60 o senhor Gerson Santos da Silva se interessou pelo grupo após assistir uma apresentação realizada no dia 07 de setembro na cidade de Lagarto. Voltando para Lagarto somente em 1982 novamente resolveu integrar-se ao grupo e depois de um mês se apresentou no Festival de Folclore de Laranjeiras. Ainda em 1982 o grupo recebeu o convite para participar do folclore de Olímpia, quando na oportunidade a cantora Inezita Barroso fez a abertura. Em 1984 as atividades do grupo foram interrompidas, voltando em 1992 sob a coordenação de Gerson, que também é autor da maioria das composições cantadas pelo grupo, entre elas: Nós hoje somos escravos; Choveu, choveu, ventar, ventar; Roda parafuso. Parafuso é a dança da fuga. Os escravos se disfarçavam de fantasma para escapulir do engenho. Em noites de lua cheia, eles iam aos quaradouros e roubavam as anáguas das sinhazinhas.
         
Dona Joaquina
Também foi convidado pela Prefeitura para se apresentar na Festa do Folclore de Penápolis o grupo para-folclórico Pastoril Dona Joaquina, que é de Olímpia. Ele fará o encerramento da festa no domingo dia 16. Esse pastoril reúne os descendentes e/ou simpatizantes de antigos grupos de Pastoris, para reavivar uma tradição centenária e que já foi vivida pelos brincantes de pastoris de São Gonçalo do Amarante/CE. O grupo promove o resgate, a preservação e a pesquisa histórica, social, etnológica e econômica dos vários aspectos dos folguedos populares denominados Lapinha e Pastoril. Também educa e cria nos seus membros o gosto por uma ocupação proveitosa e sadia nos tempos livres, incentivando a participação dos mesmos em todos os movimentos folclóricos e de artes tradicionais.

Palestras
As apresentações dos grupos vindos de outras localidades acontecerão sempre a partir das 20h; antes, às 19h30, os membros farão explanações a respeito dos seus trabalhos para professores, estudantes, artistas e demais interessados pelo folclore brasileiro. Esses encontros ocorrerão antes das apresentações nas dependências da Sala Cora Coralina. A participação é livre e não é necessária inscrição prévia. Secom – PMP

Foto: O grupo Parafuso vem de Lagarto/SE e mostrará a dança dos escravos que se disfarçavam de fantasma para escapar do engenho

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade