Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/04/2007

Gripe: Secretaria de Saúde pretende vacinar 53,8 mil idosos na região de Araçatuba

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar pelo menos 2,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais na Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso no Estado. Os postos abrem das 8h00 às 17h00. O número corresponde à meta de 70% dos cerca de 3,6 milhões de idosos no Estado.

Na região de Araçatuba a expectativa é vacinar 53,8 mil idosos, 70% das 76,9 mil pessoas com 60 anos ou mais na região. Durante a campanha deste ano, de 23 de abril a 04 de maio (exceto nos dias 29 – domingo - e 1º - feriado do Dia do Trabalho), serão aplicadas vacinas para imunizar todos os idosos do Estado. A população tem à disposição 5.800 postos fixos, sem contar os cerca 500 volantes (no sábado). A distribuição e a aplicação das doses envolvem cerca de 30 mil profissionais, 2.300 carros e quatro barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.500 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado. Em 2006 o Estado teve 80,22% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%. “É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina. Não há reações adversas graves e se evita complicações causadas pelo vírus”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Durante a Campanha de Vacinação dos Idosos a Secretaria oferece à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. A vacina conta Influenza não tem conta-indicação nem causa reação grave.

 

Meta em Penápolis é vacinar 7 mil idosos

 

Foi lançada ontem, 23, em todo o Brasil a Campanha de Vacinação do Idoso. Em Penápolis a meta é de 7.079 idosos, correspondentes a toda a demanda existente no município. O trabalho será coordenado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo explicou a chefe do serviço, enfermeira Rosalicia Maria Lundstedt, do total da meta estipulada para o município, 2.098 idosos estão na faixa de 60 a 64 anos, e outros 4.981 idosos estão na faixa dos 65 anos ou mais. Todas as Macros de Saúde e os PASs (Postinhos de Atendimento à Saúde) estão atendendo ao público-alvo nesta semana, no horário normal de funcionamento, ou seja, das 7h00 às 17h00.

A campanha oferecerá à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

 

Dia Nacional

Para o próximo sábado, 28 de abril, está agendado o dia nacional de intensificação da campanha contra a gripe, com a vacinação sendo efetuada durante todo o dia nas unidades de saúde de todos os bairros. “Neste sábado os Postinhos e Macros vão receber os idosos maiores de 60 anos para vacinação no horário das 08h00 às 17h00. Conclamamos toda a população idosa a comparecer e pedimos também o apoio de familiares para que ajudem a conduzir os seus idosos aos postos. A imunização é muito importante para garantir a qualidade de vida deles” – frisou a chefe do Serviço de Vigilância. “Sabemos que sábado é um dia mais fácil para as pessoas procurarem os postos, já que a maioria não trabalha”, observou.

A campanha de vacinação se estenderá até dia 04 de maio, porém após o Dia Nacional a aplicação continuará sendo feita apenas nas Macros de Saúde, e não mais nos Postinhos. Segundo explicou a chefe da Vigilância Epidemiológica, a gripe é causada por um vírus muito instável e de grande mutabilidade, motivo pelo qual a vacinação tem de ser realizada anualmente.

 

Menos Riscos

“Com a aplicação da vacina, diminui-se o risco de se contrair a doença em 90% dos casos. A vacinação tem comprovadamente contribuído para a diminuição das internações hospitalares por problemas respiratórios. Ela não provoca reações e não tem qualquer contra-indicação”, enfatizou Rosalicia.

“A gripe geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar, podendo evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia” – falou. Ela afirmou que não existe risco de contrair a gripe por causa da vacina, pois o vírus é inativo. O que acontece muitas vezes é que as pessoas vacinadas contra a gripe contraem resfriados ou outras infecções respiratórias, causadas por outros vírus, e que podem ser confundidas com a gripe ou com uma reação à vacina. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade