Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/09/2015

Greve no INSS é mantida nas agências da região

Imagem/Reprodução - Sinsprev/SP
Detalhes Notícia
Em reunião realizada nesta semana, servidores do INSS na região de Araçatuba votaram pela manutenção de greve

DA REPORTAGEM

Desde o dia 20 de julho a agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Penápolis paralisou seu atendimento em resposta à greve nacional do INSS. No Brasil, o movimento já dura três meses. Mesmo com todo este tempo com as portas fechadas parece que o movimento ainda não definiu pelo seu término. Isso porque os funcionários das agências na região de Araçatuba se reuniram nesta quarta-feira (09) em assembleia e decidiram pela manutenção do movimento grevista na região. A reunião ocorreu na Delegacia Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (Sinsprev/SP). 
O Comando Estadual de Greve do INSS convocou os servidores para reunião que será realizada hoje na sede do Sinsprev/SP, na capital paulista. A categoria, que reivindica 27,3% de reajuste salarial, recebeu contraproposta do governo de 21,3% de aumento, dividido em quatro anos, sendo 5,5% em 2016; 5% em 2017; 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. A última novidade foi divulgada na última quinta-feira (03), que tenta um acordo com pagamento em dois anos, e uma reestruturação das tabelas remuneratórias, com expansão de 10,8% divididos entre 2016 (5,5%) e 2017 (5%).

Peritos
A novidade desta semana junto à grave nacional foi a adesão à paralisação por parte dos médicos e peritos, que  também aderiram ao protesto, e não estão trabalhando. Eles que aderiram à greve na semana passada também pedem aumento de 27,3% em duas parcelas. Além de reestruturação da carreira, fim da contratação de peritos terceirizados e a garantia de 30 horas de trabalho semanais. Entretanto, o membro da diretoria regional do Sinsprev, Higino de Souza, afirmou que esta paralisação dos peritos não atingiu a agência de Penápolis. “Por enquanto a paralisação é só dos funcionários, não havendo a adesão dos peritos, mas é difícil saber até quando a situação se permaneceria desta forma, já que depende da categoria a adesão ao movimento”, informou. 
Penápolis foi à primeira da região, a aderir ao movimento grevista, hoje, agências de 12 cidades também estão com as portas fechadas. Cartazes informando sobre a greve foram fixados na agência de Penápolis. Somente os médicos não aderiram ao movimento grevista, entretanto, as perícias não podem ser realizadas por conta da falta de atendimento dos demais funcionários. Diversas pessoas procuram atendimento no local, mas são informadas pelos seguranças sobre a greve e orientadas a procurar informações através do telefone da Previdência: 135.

Previdência
Em nota, a Previdência Social divulgou nesta semana à imprensa que foi notificada oficialmente pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), sobre a deflagração de movimento de paralisação dos servidores peritos médicos. Desta forma, a Previdência informou que os segurados que agendaram perícia médica em uma Agência da Previdência Social (APS) devem ligar para a Central Telefônica 135 e consultar previamente a situação do atendimento na unidade. Quem não for atendido em razão da paralisação dos servidores peritos médicos terá sua data de atendimento remarcada. O segurado poderá confirmar a nova data também por meio da Central 135.
Para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados, o INSS considerará a data originalmente agendada como a de entrada do requerimento. A nota diz ainda que As negociações, relativas à pauta de reivindicações apresentada pela categoria, são conduzidas pelo Ministério do Planejamento.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade