Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/05/2019

Governo afirma que estuda a implantação do AME

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O governador em exercício de São Paulo recebeu novo pedido do AME feito pelo prefeito de Araçatuba durante evento em Birigui

DA REPORTAGEM

O governador de São Paulo em exercício, Rodrigo Garcia (DEM), esteve na manhã desta quinta-feira (16) na cidade de Birigui para a entrega das obras de modernização da Rodovia Deputado Roberto Rolemberg/Dr. Otaviano Cardoso Filho (SP-461), que beneficiará quatro cidades e mais de 127 mil habitantes daquela região. Na oportunidade, Garcia, que exerce o cargo de governador na ausência do país de João Dória, comentou sobre a questão do Ambulatório Médico de Especialidades, o AME, e também sobre a instalação da rotatória na rodovia Arnaldo Covolan, próximo à Bonolat. 
Sobre o AME, Garcia afirmou que a instalação de uma unidade na região ainda está sendo analisada, enquanto que a construção da rotatória já foi dada como certa por ele e também pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
O assunto voltou a ser destaque na visita do governador em exercício depois que o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), tomou a iniciativa, após o encerramento dos discursos, de pegar o microfone e formalizar o pedido em público. Na oportunidade, Borges entregou a Garcia um documento que teria sido assinado por 90% dos prefeitos que compõem a região administrativa de Araçatuba em apoio à instalação do AME cirúrgico naquela cidade.
Além disso, Borges afirmou que disponibilizaria o prédio do Hospital da Mulher com 50 leitos. Outra opção oferecida pelo prefeito de Araçatuba foi o terreno de 1.700 metros quadrados ao lado do AME Clínico para ampliação das instalações.

Resposta
Durante entrevista coletiva à imprensa, o governador em exercício afirmou que a Secretaria de Saúde está estudando regionalmente as demandas para saber que tipo de serviço seria mais adequado para determinada região para que pudesse haver a definição sobre o assunto, destacando que o pedido do prefeito de Araçatuba se tratava de um AME cirúrgico.
Ao ser novamente questionado sobre o pleito existente em relação à Penápolis, Garcia fez questão de afirmar de que se tratam de pedidos diferentes. “São coisas distintas. Por isso que a Secretaria de Saúde está fazendo um estudo. Estamos verificando aquilo que as secretarias de saúde municipais estão nos passando. Estamos no início do governo e demos prioridade em terminar aquilo que já estava em obras. Temos três Ames que já haviam sido começados. Vamos olhar com toda atenção e logo vamos trazer notícias para a região. Vamos continuar este estudo técnico para que em breve possamos realizar o anuncio daquilo que vai atender melhor a região”, destacou Garcia. 

Expectativa
O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (sem partido) destacou que vê com bons olhos as afirmações feitas por Garcia. Ele acredita que, em breve, as duas cidades possam ser beneficiadas com o AME. “Há o compromisso do governo de restabelecer o modelo para 2020. Existe uma luta por Araçatuba para a instalação do AME cirúrgico. Mesmo que o governo faça a opção de ampliar o AME de Araçatuba, o próprio governo tem um estudo em mãos de que o AME de Penápolis continua sendo uma necessidade e esta é a informação que estamos repassando a ele e estamos trabalhando nos bastidores para isso, para se implantar o AME clínico em 2020 em Penápolis e Araçatuba deve-se aumentar o atendimento com o cirúrgico”, disse Célio.
Ele informou que a região administrativa da Diretoria Regional de Saúde correspondente a Penápolis é a única que não possui o AME e que em toda a região são 32 mil pessoas na fila de espera. “Mesmo com o AME de Penápolis não dá pra suprir a demanda, que existe hoje na região é algo muito grande, justamente pela ausência do AME na região dos Consórcios, a qual pertence Penápolis. Tudo isso o governo também sabe e tem sinalizado de forma muito positiva em avaliar este estudo, beneficiando toda nossa região, fazendo com que a população ganhe na área da saúde”, ressaltou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade