Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/07/2012

Golpes crescem e polícia orienta a população

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O delegado Jovair Gruppo orienta sobre o aumento de golpes na cidade e alerta para evitá-los

DA REPORTAGEM

A Polícia Civil de Penápolis está alertando a população para o grande número de golpes que estão sendo aplicados na cidade por pessoas que aproveitam determinadas situações para enganar as vítimas, e subtrair quantias em dinheiro através de saques ou transferências bancárias, ou por outras formas mais complexas. Segundo o delegado do 1º Distrito Policial, Jovair Marcos Gruppo, pelo menos um caso por semana é registrado na cidade, porém, ele acredita que outros devem acontecer mas as vítimas  não comunicam a polícia. “O número de golpes tem crescido nos últimos dias, e mesmo com toda a orientação que é feita através da imprensa, muitas pessoas acabam caindo em golpes grotescos”, comentou. De acordo com o delegado, os golpistas escolhem justamente os idosos e pessoas menos favorecidas com informações que são ingênuas e acreditam na estória do mal intencionado. Entre os golpes registrados pela polícia estão as mensagens premiadas através de SMS, falso sequestro, falso acidente, bilhete premiado e o mais aplicado ultimamente, o falso funcionário do banco. Ele explica que este último, normalmente é aplicado em idosos, e os golpistas são pessoas bem trajadas e se apresentam como funcionários do banco para a pessoa  que acabou de fazer um saque. “Eles ficam de olho nos clientes e quando vêem que a pretensa vítima saiu com dinheiro, esperam se afastar para abordá-la”, disse. Quando a abordagem é feita, o golpista diz que o saque que ela fez possui um valor errado, e que o cliente deve receber além do que já possui. Neste momento o golpista pede para o cliente tirar uma cópia do cartão e levá-la até a agência para realizar o saque do restante do dinheiro. “Durante a conversa, o golpista ganha a confiança da pessoa, e pede a quantia que a vítima tinha sacado, justificando que retornará ao banco para inteirar o dinheiro, aí quando a vítima volta ao banco para entregar a cópia do cartão, os verdadeiros funcionários não sabem de nada”, explicou o delegado.

 Outros golpes
Outro golpe bastante comum é o do ‘torpedo premiado’, onde os usuários enviam mensagens através de SMS para celulares informando que o proprietário do aparelho foi contemplado em determinada promoção e  ganhará um grande prêmio, no entanto, a vítima tem que ligar para um número para informar-se sobre o seu prêmio. “Neste momento um golpista se passa por atendente e diz que o “contemplado” precisa realizar um depósito para  determinadas despesas como impostos, mas na verdade não existe prêmio algum e o dinheiro depositado vai parar na conta do golpista”, explicou Jovair. Já o golpe da ‘ação judicial’ é outro que vem ganhando destaque, sendo aplicado de forma bem elaborada. A vítima recebe em sua casa uma carta contendo diversas informações sobre um processo judicial em que a ação foi favorável, possuindo uma grande quantia para receber e, que ela deve entrar em contato com um advogado através de um número de telefone citado na carta. Durante a ligação, o golpista explica que é preciso arcar com os gastos judiciais, e assim é solicitado um valor para depósito. “Normalmente são  grandes quantias que a vítima não tem como pagar, então eles depositam um cheque sem fundo em sua conta. Ao verificar que o cheque foi depositado, ela libera a transferência solicitada pelo golpista, porém,  o cheque é sem fundo e a vitima acaba não tendo o reembolso da quantia transferida”, explicou o delegado. No  golpe do falso sequestro, o golpista entra em contato  via telefone  e comunica que um dos familiares foi seqüestrado, e pede um depósito bancário para o pagamento do resgate. Há também o tradicional golpe do bilhete, quando a vitima é abordada por um golpista que possui um falso bilhete de loteria premiado, mas dizendo que não sabe como receber o prêmio, solicitando ajuda e sugerindo que a vitima vá à lotérica receber o prêmio, mas antes pede uma quantia em dinheiro como garantia em troca do “bilhete premiado”,  prometendo muito dinheiro como recompensa pela ajuda.

Orientação
O delegado alerta para que se desconfie de ações como estas, “quando receber mensagem que ganhou numa promoção, certifique-se que é verdadeira, ou quando um estranho lhe abordar pedindo ajuda e prometendo dinheiro não acredite, pois é quase impossível que esteja falando a verdade”.  No golpe do falso sequestro  é importante manter a calma ao receber este tipo de ligação e se certificar que o parente mencionado esteja bem. Jovair orienta que em casos de abordagens que a vítima desconfie e solicite a ajuda da  polícia “O mais importante é que estejam atentos às situações como estas, e  registrem as ocorrências, se infelizmente, forem vitimas de golpistas”,  concluiu. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade