Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/07/2017

Gestores recebem capacitação do Programa Município Verde Azul

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Célio de Oliveira (esquerda) fala sobre a importância desse programa para Penápolis

Nos últimos anos, Penápolis tem se empenhado para melhorar a classificação no ranking das cidades incluídas no Programa Município Verde Azul, e com isso, garantir a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente. 
Na última quarta-feira, 05, os gestores penapolenses passaram por uma capacitação sobre o Programa Município Verde Azul, ministrada pela bióloga Simone Neiva Rodella, da Fundação Florestal que está a serviço do Programa criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
A capacitação foi realizada nas dependências do Paço Municipal e contou com a participação do prefeito Célio de Oliveira, dos secretários municipais, do presidente do Condema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Diego Agostini Cordeiro e demais servidores municipais. 
Durante a abertura do encontro, o prefeito Célio de Oliveira, convocou todos os secretários municipais a se dedicar na execução das 10 Diretivas do Programa. Para o prefeito, o Programa Município Verde Azul visa a melhoria da qualidade ambiental das ciades. “Em Penápolis, a qualidade ambiental deve ser tratada como política de governo. Nosso objetivo é melhorar cada ano as ações ambientais já existentes e implementar novas ações durante nossa gestão”, disse. 
O prefeito Célio de Oliveira destacou ainda a atuação do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) no cenário nacional, considerado modelo para outros municípios e ressaltou ainda as outras políticas públicas municipais como agricultura, trânsito, educação e saúde que podem contribuir com a questão ambiental por meio de várias ações. 
“Essas ações são prioridades no nosso governo, uma vez que têm reflexo na qualidade de vidas dos penapolenses”, afirmou. 

Pontuação 
A bióloga Simone Rodella apresentou os índices de pontuação de Penápolis nos últimos anos, sendo que houve uma expressiva evolução ascendente na sua pontuação, passando de 218º colocado em 2012 para 24º colocado em 2016.  
O objetivo do encontro foi informar os gestores sobre as diretivas do programa para que cada um dos participantes faça uma análise do que pode contribuir na sua área, apresentando informações das ações já realizadas e um planejamento do que podem melhorar a fim de contribuir com as diretivas do programa.
Dentre as 10 Diretivas estão: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. 

Avanço 
De acordo com o diretor presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, a vinda da especialista Simone Rodella é um grande avanço para que o município de Penápolis seja mais acertivo nas ações. “Com as orientações passadas na capacitação, conseguiremos fazer um relatório melhor elaborado, com descrição das ações ambientais já realizadas em nosso município. E assim, certamente ficaremos melhor colocado no ranking estadual”, analisou Batata. 
Vale lembrar que a participação de Penápolis no Programa Município Verde Azul é também um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade