Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/09/2010

Gestantes recebem tratamento especial na Macro II

Detalhes Notícia

Todas as gestantes que são atendidas na Macro II – Postão de Saúde, estão recebendo um atendimento especial pelos enfermeiros da unidade, Adão Rodrigues da Silva e Maria Simon. Além da consulta médica de rotina, toda quarta-feira, as gestantes são convidadas a participar de um encontro que proporciona orientações, esclarecimentos de dúvidas com relação à gestação e o nascimento do bebê.
“Nosso objetivo é fazer com que todas as gestantes da unidade participem desses encontros e não tenham problemas quando chegar a hora do nascimento do filho. Costumo falar que ninguém nasce mãe, mas precisa aprender a ser mãe”, explicou a enfermeira Maria Simon.
Nesses encontros, regados com um nutritivo café da tarde, os enfermeiros Adão e Maria contam também com a participação de enfermeiros, médicos e nutricionistas da Secretaria de Saúde que orientam as gestantes sobre seus direitos, os cuidados que precisam ter durante a gravidez, a mudança do corpo e a importância do acompanhamento médico. No oitavo mês de gestação, todas as gestantes são levadas à Maternidade da Santa Casa de Penápolis para conhecer os procedimentos e saber como será cuidada.
Esse projeto que já vinha sendo realizado na unidade, ganhou um novo estímulo com entrada da Avape – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, que está gerindo o PSF (Programa Saúde da Família). Para a mesa do café da tarde, o projeto conta com o apoio do Supermercado Luzitana, que oferece gratuitamente todos os tipos de frutas. “Além de orientar, queremos favorecer um momento saudável, um ambiente agradável e sadio para as futuras mamães”, contou a enfermeira Maria.

Família feliz
Os papais de primeira viagem, Adriene Fernanda da Costa Carvalho, 17 anos, e Claucedir Alexandre Rocha da Silva, 21 anos, participaram de todos os encontros, receberam orientações e visitaram a Maternidade antes da chegada do bebê. Hoje, segurando nos braços o filho Guilherme de Carvalho Rocha, de 10 dias, ressaltam a importância do atendimento que receberam na Macro II.
“Senti muito mais segurança quando fui internada para ganhar o Guilherme. Sabia tudo o que ia acontecer, não senti medo”, destacou a mãe Adriene. Já o papai coruja disse que acompanhou todos os passos da esposa, inclusive passando com ela todas as noites no hospital. O enfermeiro Adão elogiou a postura do jovem pai Claudecir, pois poucos são os que acompanham as esposas nas consultas, nas orientações e na Maternidade.
O atendimento especial na Macro II não para quando nasce o bebê, pelo contrário, inicia outra parte do projeto, que é o cuidado com as puérperas, as mães que deram a luz recentemente. Quando o bebê completa sete dias de vida, eles são levados para o teste do pezinho. Nesse momento as mães são orientadas com relação as feridas cirúrgicas, amamentação, cuidados com higiene, banho do bebê e principalmente com a parte emocional, que é saber dividir o amor delas com o filho recém-nascido, com o marido e com os outros filhos, caso tenham.

Ampliação
De acordo com o gerente operacional da Avape em Penápolis, Emanuel Coelho, a intensão é ampliar esse projeto da Macro II que já tem apresentado bons resultados. “Queremos conseguir novas parcerias, fechar palestras com diferentes profissionais e expandir esse atendimento para outras unidades de saúde”, adiantou. Ele ainda frisou a participação de toda a equipe do posto para realização desse projeto e principalmente o empenho dos agentes comunitários de saúde que vão casa a casa convidar as gestantes.
Secom – PMP

Foto: Gestantes da Macro II atentas às orientações do enfermeiro Adão Rodrigues

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade