Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/05/2017

Gestão Democrática: Segmentos escolares discutem anseios da educação

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Alunos das escolas estaduais de Penápolis desenvolveram ideias de acordo com seus anseios dentro da “Gestão Democrática”

DA REPORTAGEM

As escolas estaduais de Penápolis realizaram recentemente mais uma etapa do projeto “Gestão Democrática” que vem sendo aplicado em escolas de todo o Estado através da Secretaria de Educação.
O projeto possui várias etapas e em Penápolis foi a vez dos alunos serem ouvidos com ideias que visam melhorias na educação e no ambiente escolar.
Criado em 2016, o grupo de trabalho da Secretaria da Educação do Estado tem como foco modernizar a legislação do Grêmio Estudantil, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres. A primeira ação foi a elaboração de um questionário aberto a estudantes, professores, família e servidores. Entre novembro e dezembro foram quase meio milhão de participantes. Neste ano, estão previstas reuniões locais nas 5 mil escolas da rede e regionais. Na escola Yone Dias de Aguiar, por exemplo, uma grande movimentação entre os alunos foi feita para que eles fossem ouvidos.
De acordo com o Dirigente Regional de Ensino de Penápolis, Lucinei Aparecido Euzébio, esta etapa envolve diretamente os alunos e grêmio estudantis. “A primeira etapa do projeto foi a elaboração do questionário envolvendo os seguimentos escolares e identificando seus anseios. A partir de agora trabalharemos as informações coletadas através da participação direta também dos alunos e grêmios, que passaram por uma preparação e estão aptos a discutirem ideias. Toda esta etapa está sendo desenvolvida por eles mesmos através de discussões e a elaboração de ideias através de gestão democrática”, comentou.
Esta etapa local, que ocorre nas escolas, trarão uma visão sobre o que estudantes, professores, gestores, servidores, pais e responsáveis entendem por gestão democrática. Os resultados do questionário inicial foram divulgados e servem de subsídios para fomentar os debates com a participação da comunidade escolar.
O dirigente explicou também que após o levantamento de ideias de cada classe, uma espécie de assembleia será realizada entre os representantes de sala para que se faça uma seleção dos melhores projetos, que serão juntados às propostas dos demais segmentos escolares. 
Este, chamado de ‘Debate Regional’ tem, como referencial, os resultados dos Encontros Locais com a participação efetiva da comunidade escolar. A ideia é construir um material com abrangência e representatividade regional e abrir uma nova oportunidade para discussão no âmbito das Diretorias de Ensino.
O produto das discussões regionais gerará um retrato da Gestão Democrática da Educação no Estado de São Paulo, a partir do qual, será organizado um evento Estadual. Todas as contribuições serão analisadas para a elaboração de um Projeto de Lei, que será submetido à Consulta Pública. Essas contribuições também serão utilizadas nas ações pedagógicas para fortalecimento dos valores da democracia na sala de aula e na gestão educacional. “O que está sendo feito na educação em São Paulo é algo revolucionário. É a oportunidade da participação direta dos segmentos escolares na melhoria do ambiente escolar de acordo com seus anseios, promovendo a verdadeira gestão democrática”, finalizou o Dirigente.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade