Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/08/2013

Gestão de resíduos sólidos do Daep é referência para demais cidades do país

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A presidente do Daep, Sílvia Shinkai (esq.) recebeu a comitiva de Paranaíba em uma visita técnica sobre gestão de resíduos sólidos

Autoridades da cidade de Paranaíba, Mato Grosso do Sul, estiveram em Penápolis na última terça-feira, 27, para conhecer o sistema de gestão de resíduos sólidos que é realizado no município pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
Na ocasião, a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira e o chefe de Resíduos Sólidos, Mauro Lucio Salmente receberam a comitiva de Paranaíba, formada pelo secretário do Meio Ambiente, Lincon Pinhe Leal de Queiroz; pelo diretor de Obras, Neusvar Chaves de Oliveira; pelo diretor do Departamento Tributário, José Barbosa Barros e Tania Cristina Marchesi de Freitas, Gerente de Controle Sanitário da Sanesul - Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul. 
De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai, a visita técnica teve o objetivo de esclarecer as autoridades de Paranaíba sobre como funciona o trabalho de gestão de resíduos sólidos e tarifação no município de Penápolis.
No mês de julho, o Daep também recebeu visita semelhante de uma comitiva formada por autoridades de São Leopoldo, do Rio Grande do Sul, também interessada no modelo de gestão de resíduos sólidos realizada pelo Daep em Penápolis.
As autoridades do Mato Grosso do Sul visitaram a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos que possui o aterro sanitário, onde é despejado e aterrado o lixo doméstico coletado diariamente; a autoclave, onde é feita a desinfecção do lixo recolhido nos hospitais, clínicas médicas e odontológicas e laboratórios; o triturador de galhos usado na compostagem e as Lagoas de Tratamento que tratam 100% do esgoto local. Ainda conheceram conheceram a varrição mecânica, a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), responsável pela coleta seletiva no município; os Ecopontos, que foram criados para receber pequenas quantidades de entulhos e podas de galhos de árvores e o Centro de Educação Ambiental, que é referência regional no segmento.
Além disso, o grupo também pediu informações sobre a parte financeira que envolve todo o sistema de gestão de resíduos sólidos. Eles disseram que a visita foi bem construtiva por conhecer na prática, como é feito o tratamento de resíduos sólidos pelo Daep.
Para o Secretário do Meio Ambiente de Paranaíba, Lincon Pinhe Leal de Queiroz, a visita foi bem construtiva, esclareceu pontos sobre a gestão de resíduos sólidos, que passou por uma restruturação recente no cronograma da coleta de lixo e as taxas cobradas pelo serviço prestado. “Pude conhecer o aterro sanitário, os Ecopontos e a Corpe, que desenvolve um trabalho bacana e muito importante para o Meio Ambiente”.
A visita técnica foi motivada pela gerente de Controle Sanitário da Sanesul, Tania de Freitas, que já conhecia o Daep e desde 1995 visita Penápolis para trocar experiências. Em 2000/2002, ela desenvolveu um projeto para Coxim, interior do Mato Grosso do Sul, baseado no serviço de resíduos sólidos em Penápolis. Por isso, ela indicou o Daep para as autoridades de Paranaíba que pretendem melhorar a qualidade dos serviços prestados à população daquela cidade.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade