Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/08/2016

Geração de empregos é positiva em julho

DA REPORTAGEM

Penápolis fechou o mês de julho com um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada durante o mês passado. Foram 22 novas oportunidades criadas, tendo sido 405 contratações contra apenas 383 demissões. O número é bastante positivo se comparado a julho de 2015, quando o saldo naquele mês a cidade fechou um saldo negativo de 174 vagas. Haviam sido 502 contratações formais contra 676 demissões, o que gerou o saldo negativo. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Ministério do Trabalho através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.
Ainda de acordo com o levantamento feito mensalmente, o que mais contribuiu para a geração dos empregos na cidade foi o setor agrícola. Somente o setor do operador de máquinas de beneficiamento de produtos agrícolas fechou julho com saldo positivo de 27 vagas. O setor foi seguido pelo do auxiliar de escritório e do operador de inspeção de qualidade, que geraram nove novas vagas cada um. Já a construção civil esteve em baixa no mês de julho. A categoria do servente de obras fechou 12 vagas formais no mês passado. Ainda na construção civil, os pedreiros perderam vagas e fecharam um saldo negativo de oito. O setor do alimentador de linha de produção também fechou negativo, com sete vagas no mês passado. Para aqueles que buscam seu primeiro emprego a notícia também é positiva, já que a cidade empregou 31 pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho.

Brasil
O país perdeu 94,7 mil empregos com carteira assinada em julho. Com isso, o Brasil encerrou o mês com 39 milhões de trabalhadores formais. Embora a perda tenha sido inferior ao mesmo mês do ano passado, quando foram eliminadas 157,9 mil vagas, no acumulado de 2016, com corte de 623,5 mil postos, a queda é recorde. De janeiro a julho de 2015, foram 485 mil demissões.

(Rafael Machi)


Comércio volta a ter saldo positivo de emprego

AI/Sincomércio

O comércio de Penápolis voltou a ter saldo positivo na geração de empregos no mês de julho, de acordo com levantamento feito pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo o órgão, o setor contratou 117 trabalhadores no período e demitiu 105, o que resultou na criação de 12 novas vagas de emprego. Depois de quatro meses com mais demissões do que contratações, o resultado já havia sido positivo em junho, com a geração de 18 vagas de emprego naquele mês, o que confirma que o comércio está se recuperando.
Se comparado com julho de 2015, por exemplo, o resultado é muito melhor. Naquele mês, o setor eliminou 144 postos de trabalho, com 265 trabalhadores no comércio sendo demitidos no período e 121 contratados.
O presidente do Sincomércio de Penápolis, Norberto Pereira Laranja, acredita que com a proximidade do fim do ano, quando os lojistas se preparam para as vendas de final de ano, a tendência é de que o setor continuará promovendo algumas contratações pontuais. “O final do ano está chegando e o comércio espera com ansiedade esse período, que é naturalmente o melhor do ano para as vendas. Já iniciamos os contatos para o lançamento da promoção de Natal e percebemos que os lojistas estão confiantes com a recuperação das vendas” comenta.
Outro sinal positivo para o comércio é que outros setores da economia também tiveram saldo positivo na geração de empregos. O setor de serviços, por exemplo, criou 16 novas vagas, e a construção civil outras seis.
Apesar de a agropecuária, a administração pública e a indústria terem demitido mais do que contratado em julho, o mês fechou com saldo positivo de 22 vagas de emprego em Penápolis.
No ano, são 303 novos empregos criados no município. “Com mais pessoas trabalhando, melhor para o comércio, pois elas aumentam seu poder de compra, pagam suas dívidas e fazem o dinheiro girar”, conclui Laranja.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade