Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/07/2007

Gastronomia: Penapolense inicia na profissão de personal chef

Detalhes Notícia

O penapolense Paulo de Carvalho, 36, inicia na profissão de personal chef, após conclusão do Curso de Capacitação Chef Internacional.  Inédito na região, o trabalho consiste na preparação de cardápios de forma personalizada, principalmente em jantares para um pequeno número de pessoas. “É um chef a domicílio”, resumiu ele. Enquanto o profissional prepara os alimentos, o anfitrião pode receber os convidados com tranqüilidade. “A pessoa que quer dar uma festa, seja para cinco pessoas ou um grupo maior, contrata o personal que, após elaborar o cardápio com o cliente, providencia todo o material necessário e prepara os pratos”, explicou. A expectativa do chef é conquistar clientes não só em Penápolis, mas na região. “Espero que as pessoas recebam bem e tenham a curiosidade de experimentar a contratação deste serviço”, considerou.

 

Experiência

Historiador e jornalista, o penapolense trocou a redação dos jornais pela cozinha há pouco mais de um ano, quando se matriculou na Escola de Gastronomia Nicolau Rosa, em São Paulo. Com passagem pelos três jornais penapolenses, nos últimos anos Paulo foi redator do Diário.

Porém, o interesse em conhecer novos sabores e apreciar um bom cardápio sempre esteve presente. Sobre a mudança de área profissional, ele disse estar satisfeito com a escolha. “Além de ser um ramo novo e que está conquistando um bom espaço, gosto muito do que faço”, confirmou.

Mas a nova profissão não impede o jornalista de conciliar a elaboração de pratos com sua experiência de 14 anos na elaboração de textos jornalísticos. Ele pode, por exemplo, criar uma coluna sobre gastronomia em veículos de comunicação. “Este trabalho não se restringe apenas a receitas, mas sugestões, curiosidades, e até mesmo crônicas sobre o assunto”, citou. A crítica gastronômica, presente em jornais de grandes cidades, também é uma possibilidade que ele pretende estudar futuramente.

 

Formação

O curso de chef, que teve a duração de um ano e três meses, proporcionou o aprendizado de todas as técnicas da cozinha clássica e contemporânea, passando pelas tipicidades de vários países, como cozinha portuguesa, espanhola, indiana, tailandesa, francesa, italiana e brasileira, entre outras. “Estou habilitado a fazer de paella a acarajé, cassoulet a sushi, ratatouille a peixes e frutos do mar, terrines a quiches e variados tipos de massas, cremes e molhos”, exemplificou Paulo.

Entre os módulos mais curiosos do curso está a Cozinha Inventiva, disciplina onde os alunos têm o trabalho de desenvolver pratos com uma única lista de ingredientes, incentivando a criação de novos sabores. “É pedido uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, então, trabalhávamos a criação, diferentemente do que acontece com as receitas clássicas”, comentou.

A capacitação oferece ainda módulos de panificação, confeitaria e chocolate. Por ser um curso amplo, o profissional pode atuar em diversas áreas da gastronomia, desde a função de chef de cozinha a aplicação de cursos e consultorias para buffet, restaurantes e hotéis. A formação do penapolense incluiu ainda estágio no restaurante do Bourbon Street, em Moema, sob a supervisão do chefe Manuel. Com cozinha de influência creole, de Nova Orleans, o local é considerado uma das melhores casas da capital, inclusive eleita pela revista Veja o melhor bar de música ao vivo de São Paulo.

 

Serviços

Interessados em contratar o serviço de personal chef podem entrar em contato pelo telefone (18) 8135-9102. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade