Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/12/2009

Garrafas pet: Carioca garante que projeto continuará no próximo ano

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

O presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Penápolis, José Raphael Caputo, o popular Carioca, enalteceu e elogiou a iluminação natalina feita este ano no centro da cidade. A campanha teve o apoio da Corpe, Daep, ACE, secretarias municipais de Educação, Planejamento, Cultura, Obras e Serviços, Comunicação e Diretoria de Ensino de Penápolis. Os enfeites foram colocados nas principais ruas e avenidas do centro comercial formado no quadrilátero entre as ruas Dr. Ramalho Franco e Irmãos Chrisóstomo de Oliveira e, as avenidas Rui Barbosa e Eduardo de Castilho, além de alguns locais estratégicos como as principais entradas da cidade e outros pontos históricos. Carioca informou que diferentes dos outros anos, incluindo algumas edições que não houve a decoração, a deste ano tem recebido muitos elogios dos comerciantes e da população que aprovaram o trabalho realizado. Durante a campanha de arrecadação, ocorrida de maio a novembro, foram fixados postos para recolhimento dos materiais em escolas públicas e privadas, faculdades e demais pontos comerciais que aderiram ao projeto.  A cada 10 garrafas PET e cinco latinhas de alumínio a pessoa tinha direito a um cupom para concorrer ao sorteio mensal de uma bicicleta. A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Penápolis conseguiu junto ao comércio da cidade a doação das sete bicicletas que foram sorteadas sempre no último dia útil de cada mês no Paço Municipal, premiando crianças, jovens e adultos que colaboraram doando os materiais. O presidente da ACE disse que os membros da associação estão muito felizes pelo resultado obtido e acrescentou que o projeto vai ser ampliado em 2.010. “Nossa meta é triplicar os espaços que foram enfeitados este ano”, revelou. Os enfeites natalinos foram confeccionados pela comunidade que teve a oportunidade de participar da oficina gratuita de decoração natalina com garrafas PET, ministrada pelo arte educador Marco Antônio Filippim. Além de participarem desse trabalho, todos poderão usar os conhecimentos obtidos para aumentar a renda da familiar com a produção e venda de diversos adornos. “Agradecemos a grande participação da comunidade nas doações dos materiais, pois além de enfeitarmos a cidade, estamos praticando a cidadania, preservando o meio ambiente. Com esta parceria obtivemos bons resultados”, enfatizou.

Conscientização
Os projetos de decoração natalina com materiais recicláveis estão cada vez mais difundidos. Este método se tornou uma alternativa que une criatividade, baixo custo e, principalmente, consciência ecológica. Com a realização do “Natal de Luzes – Natal Participativo” as pessoas sentem-se valorizadas e capazes de construir algo útil e belo.  Reaproveitar os materiais como garrafas PET é respeito pela vida humana e pelo meio ambiente. Segundo pesquisas, a quantidade de lixo produzido diariamente por uma pessoa é de aproximadamente 5Kg; só o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. Somando-se toda a produção mundial, os números são assustadores. Uma garrafa plástica pode levar um milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Já uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. (IA)

Comerciantes aprovam decoração natalina

A Reportagem do DIÁRIO foi até os estabelecimentos comerciais para saber a opinião dos proprietários sobre a decoração natalina deste ano. Todos os entrevistados foram unânimes em afirmar que a parceria entre a ACE e a Prefeitura foi uma das melhores, aumentando inclusive o fluxo de pessoas no período noturno. “Há tempos, não tínhamos um clima e espírito natalino no comércio. Ao aproximarmos dos locais onde foram contemplados com os enfeites sentimos que estamos no Natal”, destacou o proprietário da SportLins Ednaldo Teixeira dos Santos, o popular Baiano. Já o sócio-proprietário da Pamplona Usina de Negócios, José Eduardo, disse que a associação como a prefeitura estão de parabéns pela iniciativa. “Além de embelezar o centro a noite, este projeto mostrou o quão importante recolhermos os materiais recicláveis para preservarmos o ambiente em que vivemos”, disse. Carmem Egle Rodrigues Buzeetti, sócia-proprietária da Cinderela Calçados falou que a decoração foi bem diferente de outros anos, chamando a atenção da população penapolense. “Parabéns a todas as pessoas que se envolveram neste projeto, mostrando a criatividade nos enfeites que foram feitos com material reciclado”, finalizou. (IA)

Foto: Os enfeites foram instalados nas principais ruas e avenidas do centro comercial da cidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade