Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/01/2010

Garotos empinam pipas com cerol, mesmo sabendo do perigo

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

As férias escolares chegaram e com elas as brincadeiras ganham as ruas. Carrinhos de rolimã, patinetes, patins, bolas e pipas são algumas das opções utilizadas por crianças, jovens e até mesmo adultos. Com um universo vasto de atrações, é importante tomar cuidados, principalmente, na brincadeira de soltar pipas, papagaio ou arraia, nomes que são conhecidos este brinquedo. Em algumas situações a pipa é uma arma perigosa quando é empinada com cerol, ou seja, uma mistura de vidro em pó com cola, que a maioria dos empinadores costuma colocar na linha para cortar as pipas de outros. Mesmo sabendo do perigo, embora pareça divertido, inúmeros acidentes graves, inclusive com mortes são registrados. Segundo dados da ABRAM (Associação Brasileira dos Motociclistas), são mais de 100 acidentes registrados anualmente, sendo destes 50% graves e 25% fatais. De acordo com o Tenente da Polícia Militar de Penápolis, Flávio Bachiega Zambrosi, é comum a corporação receber várias ligações através do 190 sobre pessoas que estejam empinando pipas utilizando o cerol na linha. “Quando recebemos estas denúncias verificamos as informações que nos foram passadas até constatar se a pessoa realmente esta utilizando este material”, comentou. Zambrosi acrescentou que ao ser constatado o uso do cerol na pipa, além do brinquedo ser recolhido, é lavrado um boletim de ocorrência da Polícia Militar, onde é qualificado o adolescente ou seus responsáveis. O tenente informou que pelo constante número de ligações que a PM recebe neste período, os adeptos persistem em usar o cerol como uma forma de competição em poder cortar a pipa de outras pessoas. “Infelizmente é uma cultura que ainda persiste na sociedade. Para muitos, é mais divertido cortar a pipa do amigo do que a prática em solta-la”, enfatizou.

Projeto
Recentemente, a Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade a proibição de soltar pipas em ruas, avenidas e outros espaços públicos. O projeto de lei foi apresentado pelo vereador Ricardo Falleiros de Castilho, o Ricardinho Castilho (PV), com o objetivo de evitar acidentes. Esta nova proposta estabelece que essa brincadeira só poderá ocorrer em locais que não sejam vias ou logradouros públicos, sendo liberados campos esportivos públicos e privados, clubes associativos e zona rural. No projeto foi incluído a proibição de comércio e o uso de cerol nas pipas, com a devida fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Obras. Para estas infrações estão dispostas multas de 120 a 280 Unidades Fiscais do Município (UFPs), equivalentes a R$ 249,00 e R$ 599,00. A arrecadação será destinada para o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes. (IA)

Foto: Nas férias é comum crianças, jovens e até mesmo adultos soltar pipas pelas ruas da cidade

Confira algumas dicas de segurança na hora de soltar pipas:

- Quem é viciado em pipa, deve deixar de lado a brincadeira em dias de chuva. Se estiver relampejando, corre-se o risco de levar uma descarga elétrica. Além disso, é importante ficar atento a antenas, fios e cabos elétricos. Prefira lugares abertos como campos ou parques.

- Tome cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás. A atenção deve ser redobrada com os motociclistas e ciclistas, já que a linha pode ser perigosa para eles.

- Nunca coloque cerol na linha. Ele pode machucar e causar acidentes pelas ruas. É importante também ter cuidado na escolha da linha e do material da pipa. Jamais opte pela linha metálica (fio de cobre ou bobinas) e o papel laminado.

- Evite soltar pipas em lajes, telhados ou lugares sem proteção. Também não são indicados locais esburacados, com água e penhascos. Tome muito cuidado na hora de escolher onde brincar!

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade