
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
04/11/2008
Galpão do Agronegócio está em fase de construção
Em breve os produtores rurais de Penápolis poderão contar com mais um incentivo para suas atividades e geração de renda da família: o "Galpão do Agronegócio", que está sendo construído em uma área do Recinto de Exposições Prefeito Jandira Trench. O Galpão do Agronegócio é um projeto realizado pela Prefeitura de Penápolis em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento que visa promover a criação de novas empresas e melhorar as condições operacionais de empresas existentes ligadas ao agronegócio com o objetivo de geração de emprego e de agregação de valores aos produtos agrícolas da cidade. Conforme explicou o secretário de Agricultura, Éder Fonzar Granato, o funcionamento do Galpão do Agronegócio será a exemplo do projeto Incubadora de Empresas, só que focado para o agronegócio. "Vamos oferecer aos produtores rurais noções de como fazer pesquisa de mercado, melhor plano de negócios, orientação para comercialização e inserção do produto no mercado consumidor. Nosso intuito é facilitar o trabalho do pequeno produtor rural, para que ele, através de ações, acrescente valor ao seu produto", completou.
Para a construção do Galpão estão sendo investidos cerca de R$300 mil do Governo do Estado, sendo que a contrapartida da Prefeitura de Penápolis foi a doação do terreno e terraplanagem. O projeto estabelece a construção de um galpão metálico de 1000 metros quadrados, que está sendo construído pela Brastubo, empresa de São Paulo, responsável pelas obras e que foi contratada pela Secretaria de Estado. O Galpão permite instalar no mínimo cinco empresas ligadas ao agronegócio local. "Se cada empresa gerar no mínimo cinco empregos diretos e podendo gerar até 25 empregos indiretos, este projeto tem o potencial de contribuir com até 150 empregos diretos e indiretos no município de Penápolis", contabilizou Éder Granato, juntamente com o secretário de Desenvolvimento, Claudilei Rodrigues Rocha, cuja secretaria também é parceria neste projeto.
Outros projetos
Além de oferecer suporte gerencial e tecnológico aos pequenos produtores rurais de Penápolis, a intenção da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo é de oferecer outros projetos para as famílias que estarão incluídas no Galpão do Agronegócio. Um desses projetos é conseguir uma multiprocessadora de horti-fruti, que fará a seleção, limpeza e embalagem dos produtos. "Dessa forma, os produtos estarão mais apresentáveis para o mercado consumidor de Penápolis e região, podendo ser comercializados com melhores preços para os produtores", disse Éder Granato. Outro projeto ainda em estudo é o artesanato. Segundo explicou o secretário, esse projeto visa envolver as esposas e filhas dos produtores na confecção de artesanatos com resíduos da produção, como fibras de bananeira e juta, por exemplo. "Com esse projeto, daremos uma destinação correta para os resíduos que ainda tiverem serventia, além de contribuir com uma forma complementar de renda familiar, já que os artesanatos também serão comercializados", analisou. Para Éder Granato, o Galpão do Agronegócio veio complementar um dos objetivos do governo municipal que é o desenvolvimento sustentável: fornecendo aos pequenos produtores atividades economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente aceitáveis. Secom - PMP
CIDADE E REGIÃO
Estrada: mãe caminhoneira conta desafios e alegrias da profissão
CIDADE E REGIÃO
Câmara Municipal votará 4 projetos nesta segunda-feira
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.