Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/05/2022

Funepe anuncia projeto de inclusão por meio de seu Núcleo Pedagógico

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
A FUNEPE, com a criação do NAID, reafirma seu compromisso com a sociedade

DA REDAÇÃO

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis – FUNEPE, anuncia a criação do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID) dentro do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). A implantação do NAID surge a fim de assegurar os direitos das pessoas com deficiência e dos demais grupos minoritários de acesso e permanência ao ensino superior e preparar os docentes da Faculdade para atender todos os estudantes com deficiência, transtornos de aprendizagem e ou com diferenças étnicas, culturas e de gênero.  Além disso, a FUNEPE busca disponibilizar recursos de Tecnologia Assistiva e promover ações afirmativas que garantam a acessibilidade e inclusão em todos os cursos oferecidos pela instituição.
De acordo com a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, divulgado pela UNESCO em 2002, “em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver.”  A FUNEPE, com a criação do NAID, reafirma seu compromisso com a sociedade.   
Segundo o diretor do CECH, o professor Me. Cledivaldo Donzelli, essa ação visa atender às necessidades dos estudantes referentes aos recursos de acessibilidade e aos programas de enriquecimento curricular que favorecem a sua participação, aprendizagem e prosseguimento dos estudos. “O NAID buscará articulação com diversos órgãos federais, estaduais, municipais, empresas e organizações não governamentais, além de buscar e manter parcerias para ações e encaminhamentos referentes ao apoio às pessoas com necessidade de atendimento diferenciado”, informa o professor.
O projeto visa garantir a acessibilidade arquitetônica como a presença de rampas, banheiros adaptados, elevadores adaptados, piso tátil, entre outras, em todos os Campi da FUNEPE. 
Além disso, a instituição também promoverá políticas afirmativas que favoreçam a divulgação de informação, conhecimento e a aplicação dos dispositivos legais relacionados à inclusão, à diversidade e à acessibilidade de todo e qualquer estudante à educação superior. Assim, o processo de seleção visará garantir a acessibilidade desde a elaboração do edital, deixando claro os recursos que poderão ser utilizados pelo vestibulando com deficiência no momento da prova, bem como os critérios de correção a serem adotados pela comissão do vestibular e também toda a estrutura necessária.
“Estamos buscando, com o Núcleo, ampliar cada vez mais os horizontes para que a educação superior alcance todas as camadas da sociedade e grupos que precisam ser incluídos em nossa realidade educacional, por isso assumimos o compromisso de aplicar a Lei de Libras e Decreto de Acessibilidade para garantir a acessibilidade nas comunicações da instituição com a presença do intérprete ou guia intérprete na sala de aula, além de fomentar a oferta de cursos de Libras à comunidade escolar e aos interessados em geral” explica Cledivaldo.
O projeto ainda prevê a acessibilidade digital em todos os cursos da FAFIPE por meio da obtenção de acervos bibliográficos em formato acessível ao estudante com deficiência (prioritariamente os de leitura obrigatória) e utilizar diferentes recursos, ajudas técnicas e tecnologia assistiva para que os estudantes tenham acesso à informação e ao conhecimento independentemente de sua deficiência.
A diretora geral da FAFIPE, Fabiana Ortiz Tanoue de Mello, acrescenta que a criação do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade vai ao encontro do momento de expansão que a instituição está vivendo e afirma, “é cada vez mais necessário que a faculdade projete ações de acessibilidade em sua estrutura organizacional e física, pois isso abre possibilidades para que mais pessoas com necessidades especiais tenham a mesma qualidade de educação e acesso ao ensino superior de excelência que a FUNEPE oferece”, conclui.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade