Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/07/2018

Funepe anuncia parceria em prol da saúde em Penápolis

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Participaram do evento autoridades municipais e convidados

DA REPORTAGEM

A Funepe, Fundação Educacional de Penápolis promoveu na manhã desta terça-feira (24), uma coletiva de imprensa para falar sobre a estrutura que a Fundação irá proporcionar aos estudantes do Curso de Medicina para suas aulas práticas. Para isso, uma parceria está sendo firmada entre a Fundação, a Prefeitura Municipal de Penápolis e a Santa Casa, que passam a integrar o Hospital de Ensino da Faculdade de Medicina da Funepe. 
Participaram do encontro, além da imprensa, representantes da Funepe, da Prefeitura de Penápolis, Santa Casa, Câmara Municipal, e outros convidados. 
Segundo explicou a coordenadora do Curso de Medicina, doutora Daniela Fink, toda faculdade de medicina necessita ter um hospital de ensino. No caso de Penápolis, a Santa Casa atende as características necessárias para isso, como o número de leitos, e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Tipo 1. “Outro detalhe importante que a Santa Casa de Penápolis possui é a disponibilidade de médicos plantonistas que servem como orientadores que passarão a acompanhar os alunos. Muitos deles já possuem esta capacitação e os que ainda não, serão capacitados pela Funepe para trabalhar com os alunos”, destacou.
O desejo de ter a cidade como parceira foi fundamental para que o processo fosse implantado na cidade, foi o que afirmou o diretor pedagógico da Faculdade Filosofia de Penápolis (Fafipe), Wanderli Bastos. “A Funepe é de Penápolis e desde o início tivemos um apoio muito importante do poder público e da comunidade, o que nos motivou neste crescimento. Recebemos convites de outras cidades para que pudéssemos implantar o Hospital de Ensino, mas preferimos ficar em Penápolis, contribuindo com a cidade na melhoria da área da saúde”, comentou. 

Saúde Básica
A coordenadora do curso de Medicina destacou que a parceria que está sendo firmada com o poder público visa beneficiar a saúde básica do município, atendendo nove unidades básicas de saúde e entidades que prestam serviços voltados para a área, como a APAE. “Quando falamos em Hospital de Ensino, as pessoas pensam imediatamente no hospital escola, sendo que tudo o que é relacionado à área da saúde se envolve neste projeto. A intenção é a de usar as unidades de saúde como uma experiência a mais para estes alunos”, afirmou, destacando que a cidade tem muito a ganhar com esta parceria. 
“Com os atendimentos feitos nas unidades de saúde, a população passa a ter mais médicos para atendimento, já que a presença do profissional é obrigatória para que os alunos acompanhem seu trabalho, assim a própria população passa a ganhar com um melhor acompanhamento de cada caso, recebendo um melhor atendimento”, ressaltou. 
O secretário municipal de Saúde, Wilson Braz, também destacou a importância do aprimoramento do atendimento na unidade básica. “Com a presença destes alunos, conseguimos melhorar o atendimento primário, tendo, na sua unidade de saúde, o respaldo necessário para os atendimentos de baixa complexidade”, reiterou. 

Hospital Escola
De acordo com o que foi divulgado na coletiva de imprensa, tanto a Funepe como o poder público continua pleiteando a efetivação do Hospital Escola na Santa Casa da cidade. O secretário de Saúde destacou que o hospital tem recebido diversos investimentos em equipamentos que oferecem melhor estrutura de atendimento. “Esta estrutura é fundamental para a implantação do Hospital Escola. Pesa ainda sobre a situação, o fato de termos atendimentos de maior complexidade com acompanhamento dos alunos sobre orientação, por isso, todo o processo que está sendo realizado através das parcerias se faz fundamental para a implantação do Hospital Escola”, disse. 
Com esta implantação da Santa Casa, os repasses do SUS também passam a ser em maiores valores, o que também beneficia o hospital.
A administradora da Santa Casa, Renata Vidal, também destacou a importância da parceria. “Com a implantação do Hospital Escola, temos mais verbas para nosso hospital. Nossa intenção já é a de economizar com os atendimentos com a melhoria da saúde básica. Isso porque, quando o paciente é bem atendido na unidade básica, ele tem suas necessidades atendidas e o tratamento primário aplicado. Desta forma, a Santa Casa atende, em sua maioria, casos de maior complexidade, economizando naqueles atendimentos que poderiam ter sido feitos, evitando a internação do paciente”, ressaltou. 
De forma geral, a Santa Casa de Penápolis, como Hospital de Ensino da faculdade de Medicina da Funepe, terá incrementos no nível assistencial, tanto na complexificação do atendimento quanto no papel de formadora de profissionais da saúde, já que passa a ter que cumprir protocolos que garante excelência no atendimento à comunidade. A ação foi elogiada pelo vice-prefeito de Penápolis, Carlos Alberto Feltrin. “Para nós é uma honra termos um projeto tão ambicioso dando certo em nossa cidade. Mais feliz ainda fico em ver que tudo está dando certo através das parcerias firmadas, independente do partido, afinal é algo para Penápolis, para nossa população”, destacou. O primeiro vestibular do Curso de Medicina da Funepe acontece no próximo domingo (29) no Campus I da Fundação, na Vila Martins. A expectativa é de que haja, pelo menos, quatro concorrentes para cada uma das 66 vagas disponíveis neste primeiro momento. A mensalidade do curso deve custar, em média, R$ 6.980 em seu valor total, sem os descontos oferecidos pela Fundação.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade