Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/05/2007

Fundo Social recebe alimentos da “Marcha Mundial Contra a Fome”

Na tarde de ontem, 11, o Fundo Social de Solidariedade de Penápolis recebeu a doação de alimentos não perecíveis arrecadados durante as mobilizações locais da Marcha Mundial Contra a Fome. Ao todo foram entregues cerca de 500 quilos de alimentos, entre arroz, feijão, óleo, açúcar, macarrão entre outros mantimentos.

A entrega foi feita na unidade por representantes da Secretaria Municipal de Educação, que através da Cozinha Piloto, creches e escolas de educação infantil e fundamental, se encarregou de promover a arrecadação.

À frente deste trabalho esteve a nutricionista da secretaria, Mirella Ramos Nogueira, que além das unidades educacionais conseguiu também o apoio do Cine Teatro Lúmine na tarefa de angariar alimentos para a marcha.

Segundo explicou Mirella, a iniciativa é uma manifestação global destinada a promover a sensibilização para o problema da fome infantil, encabeçada pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.

“No Brasil as orientações para participar da mobilização foram passadas pelo Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Programa Fome Zero”, contou a nutricionista.

“Desta forma realizamos a arrecadação dos alimentos no período de 07 e 10 de maio nas unidades educacionais. Esse montante já reunido entregamos ao Fundo Social para a devida destinação aos carentes”, explicou ela.

“Porém, quem quiser colaborar com essa Marcha contra a Fome ainda pode doar alimentos no Cine Teatro Lúmine, que é nosso parceiro nesta campanha. Lá a arrecadação continua até dia 31 de maio, no horário das sessões”, lembrou Mirella. As unidades que participaram da campanha foram a Creche Caracol Sabido, Creche do Jardim Del Rey, Emei Jardim Del Rey, Emei Vila Fátima, Emei Patrícia, Emei Simone, Emei Francisco Conte, Emei Cora Coralina, Emei Orentino Martins, Emei Parque Aquático, Emef Marcos Trench, Emef Armelindo Artioli, Emef Casa da Amizade e Emef Harume Kubota da Silva.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a cada ano morrem por males conseqüentes da fome cerca de 6 milhões de crianças, quase todas de doenças às quais poderiam resistir se não estivessem desnutridas. É este quadro que a Marcha Mundial Contra a Fome quer mudar no mundo. Secom – PMP

 

Ato Público chama atenção para o problema

Como forma de chamar a atenção da sociedade para a questão da fome infantil, e também para marcar a participação da cidade na Marcha Mundial Contra a Fome, a Cozinha Piloto da Secretaria Municipal de Educação de Penápolis, em parceria com o Cine Teatro Lúmine, realiza um Ato Público amanhã, 13, na praça Dr. Carlos Sampaio Filho à partir das 18h30. Durante o acontecimento, além das autoridades e representantes de entidades e associações terem oportunidade de se pronunciarem sobre o tema, também será apresentado o balanço das arrecadações feitas até o dia 10 para destinação ao Fundo Social de Solidariedade, e por conseqüência, às famílias que necessitam desta ajuda. Outro importante destaque do acontecimento será a exibição do filme “Ilha das Flores”, um documentário sobre a fome. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta-metragem retrata o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. O documentário a ser apresentado ao público em telão lança aos expectadores a seguinte pergunta: “Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba?”. O próprio filme mostra que não, pois a câmera segue este tomate até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. “Ilha das Flores” tem roteiro e direção de Jorge Furtado; é uma produção da Casa de Cinema PoA e tem no elenco principal Paulo José (narração) e Ciça Reckziegel (dona Anete). O mesmo já ganhou os prêmios: 17º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado como Melhor Filme de Curta Metragem, Melhor Roteiro, Melhor Montagem e mais 4 prêmios regionais (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Montagem); 40º International Filmfestival de Berlim na Alemanha ( Urso de Prata para curta metragem); 3º Festival Internacional do Curta-metragem Clermont-Ferrand na França (Prêmio Especial do Júri, Melhor Filme); Festival International du Film de Region de Saint Paul na França (Melhor Filme). Toda população está convidada a participar da iniciativa.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade