Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/11/2013

Fundo Social de Penápolis amplia gama de atendimento à população

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Entrega semanal de legumes e verduras para 13 entidades assistenciais de Penápolis

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Penápolis é bastante conhecido e elogiado por seu trabalho de atendimento às famílias carentes do município, principalmente pelas ações emergenciais, como por exemplo a doação de cestas básicas, roupas, calçados, cobertores e demais donativos àqueles que necessitam. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que o além desse atendimento emergencial das famílias carentes, o Fundo Social também desenvolve um trabalho de acompanhamento dessas famílias, resgatando a auto-estima e dando condições para que elas tenham uma renda familiar através de cursos de capacitação.
Atualmente, o Fundo Social de Solidariedade desenvolve a Escola de Moda, com apoio do Fussesp – Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Em breve, o curso formará 10 mulheres que poderão ter uma fonte de renda e colaborar no orçamento familiar.
Também está em desenvolvimento o curso de Padaria Artesanal, que por meio de intervenção do Fundo Social, conseguiu expandir o curso para mais 13 entidades sociais de Penápolis.
De acordo com o presidente do Fundo Social, Tudinha Fonseca, para o próximo ano, novos projetos serão viabilizados, como a Escola da Beleza, que formará profissionais com especialização em maquiagem e o Polo de Construção Civil, que formará pedreiros, encanadores e assentadores de piso. “Dentre dezenas de cidades, serão instalados apenas dois Polos de Construção Civil na  região e Penápolis foi escolhida, graças à intervenção primeira dama do Estado, Dona Lu Alckmin, que tem grande consideração por nossa cidade”, comentou Tudinha.
Para ela, o trabalho do Fundo Social tem mudado a vida das famílias carentes, pois além de fazer o atendimento emergencial com roupas e alimentos, também oferece oportunidade de aprendizado e capacitação. “Nosso objetivo é renovar a vida dessas pessoas, atendendo o que for emergencial e ensinando a tirar sustento do próprio trabalho. Estamos caminhando para a profissionalização da população”, afirmou a presidente do Fundo Social.
“Quero ressaltar que sem a colaboração da população, Prefeitura Municipal, imprensa e empresários de Penápolis, nada seria possível, pois trata-se de uma parceria fundamental que nos dá sustentação”, concluiu Tudinha Fonseca.

Conheça outras ações do Fundo Social de Penápolis:

Atendimento emergencial - de famílias em situação de vulnerabilidade social, idosos e doentes carentes. Não significa que são as mesmas pessoas, mas também famílias que atravessam dificuldades financeiras. O atendimento é efetuado através de entrevistas e visitas domiciliares para conhecer detalhadamente a situação social das famílias.

Campanha do Agasalho / Distribuição de roupas e calçados – Todo ano, o Fundo Social realiza a Campanha do Agasalho, beneficiando em média 3.000 famílias carentes do município. Além disso, toda terça-feira, o Fundo Social abre as portas para o atendimento das famílias que necessitam de roupas e calçados usados e em bom estado de conservação. Esse material é conseguido através de doações da população.

Distribuição de móveis e eletrodomésticos – O Fundo Social também promove a distribuição de móveis e eletrodomésticos recebidos em doação, para inúmeras famílias que chegam a Penápolis para o corte de cana, oriundas de outros estados. Normalmente essas famílias chegam com a roupa do corpo, necessitando da ajuda do município e encontra no Fundo Social.

Destinação de legumes e verduras – 13 entidades assistenciais de Penápolis recebem semanalmente dezenas de quilos de legumes que chegam ao Fundo Social, provenientes da Associação dos Produtores Rurais da Agrovila, através de convênio firmado entre o  município e a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento.

Atendimento aos idosos – instalação e acompanhamento de duas Praças de Exercício do Idoso, sendo uma no Parque Aquático e outra no Parque Maria Chica.
O Fundo Social acompanha o trabalho da Associação Renascer da Terceira Idade, colaborando para a participação dos idosos nos Jogos Regionais e Estaduais do Idoso; e também com a  parceria na Festa Baile anual.
Os residentes do Núcleo Habitacional do Idosos também são acompanhados pelo Fundo Social, em parceria com a Emurpe.
Em 2013, o Fundo Social em parceria com a Secretaria de Esportes, realizou com grande sucesso o Jori – Jogos Regionais do Idoso, sediado em Penápolis.

Realização de eventos – todas  essas ações demandam investimento e para arrecadar recurso, o Fundo Social realizou diversos eventos durante este ano: duas edições do Chá Solidário, duas Campanhas de Pizza, uma Manhã de Sobremesa e o Jantar Português, cuja renda foi totalmente revertida para a realização do Natal Solidário.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade