Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/03/2019

Funarpe revitaliza entrada do prédio do Museu do Sol

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Telhado terá troca da fiação elétrica, manta metálica e colocação de novas telhas

DA REDAÇÃO

A Fundação de Artes de Penápolis está revitalizando a entrada do prédio do Museu do Sol. A obra que consiste na troca da fiação elétrica, de parte do madeiramento, de todas as telhas e do fechamento do beiral para evitar a entrada de pombos e maritacas está sendo executada pela arquiteta Themis Dias Fernandez. Os recursos para a reforma são da parceria entre o Museu do Sol e uma empresa da cidade. 
Segundo Themis, a obra começou no último dia 20 de fevereiro e irá recuperar todo o telhado da entrada do Museu do Sol. “A obra é bem simples. O madeiramento estava em ótimas condições e nós aproveitamos praticamente tudo. Mas, tínhamos um problema sério de eletricidade. A fiação estava toda ultrapassada, com ligações erradas e a madeira que tampa a frente do telhado estava podre. Então nós tiramos toda a parte elétrica que estava apoiada nesta madeira e fizemos a troca de tudo”, explica. 
Themis salienta ainda que outro problema se faz em relação aos ninhos de maritacas. “As maritacas estavam comendo os fios e a manta de proteção que tinha neste telhado. Então colocamos uma manta nova, evitando goteira e refresca o ambiente. Tivemos que fazer um ripamento novo e vamos colocar telhas novas para terem um encaixe bom e não dar chance da telha escorregar, não havendo novas goteiras e não dar oportunidade das maritacas entrarem”, comenta. 
No beiral do museu, Themis irá usar gesso acartonado em placa verde. “A placa verde é uma placa especifica de área externa. Ela possui uma resistência bem maior”. Já na parte interna do museu, a arquiteta explica que tiveram que alterar também uma parte da iluminação. “Tivemos que alterar parte da iluminação, por conta dessa fiação que as maritacas estavam comendo. Os fios com o tempo foram somente remendados e agora fizemos uma parte nova” e completa: “Não é tudo que fizemos novo, nós gostaríamos de fazer toda a fiação do museu, mas conseguimos fazer somente uma primeira parte”, finaliza. A previsão de entrega da reforma está marcada para o próximo dia 8 de março. 

Necessidade
Para a diretora da instituição, Elizabeth Bergner, a reforma é necessária, pois, anualmente milhares de estudantes e o público em geral, de Penápolis e região, visitam a exposição permanente do Museu do Sol. “Nós possuímos um dos principais acervos de Arte Naïf do Brasil e mantê-lo preservado é nossa principal função. Por isso mesmo, reformas como essas se fazem necessárias para, além de dar conforto aos nossos visitantes, proporcionar a conservação de um importante prédio e das obras que aqui estão expostas”, explica. 

(AI/MUSEU DO SOL)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade