Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/02/2008

Frei João falece em Piracicaba

Faleceu na madrugada sábado, 9, em Piracicaba, onde estava internado havia 40 dias, frei João Guimarães de Freitas, aos 75 anos. Ele sofria de câncer no esôfago e teve falência múltipla dos órgãos, sendo constatada a morte às 5h da manhã.
Frei João era penapolense, tendo nascido a 3 de abril de 1932, no bairro rural do Saltinho do Gallinari. Deixou uma irmã também religiosa, sobrinhos e demais parentes. Perda sentida na comunidade católica da Paróquia do Santuário São Francisco de Assis, que conviveu com o sacerdote nos últimos três anos.
O atual pároco do Santuário, frei Cícero Araújo da Silva, disse que a morte de um frei é sentida com muito pesar por todos, pois um frei, como a própria origem da palavra, significa irmão. "Perdemos, fisicamente, um irmão, o que nos entristece. Porém, estamos felizes, no sentido de acreditarmos que ele já está na vida eterna, face a face com Deus, a quem serviu através do seguimento de seu filho Jesus Cristo". Frei João gostava de atender aos doentes, sempre confortando-os, assim também atuando no ministério sacramental das confissões e absolvição. Sua atuação foi marcante ainda nas missões franciscanas, levando a Boa Nova do Evangelho a muitos lugares. Ótimo pregador da Palavra, fazia homilias de muito aprofundamento espiritual. No momento litúrgico do abraço da paz nas celebrações, tinha um gesto afetuoso e cativante, que era mandar beijos para os fiéis. "Frei João passou toda a sua vida vivendo a dinâmica do sofrimento. Mesmo debilitado fisicamente, presidiu celebrações até quando pode. A sua grande expectativa, e o que lhe mantinha vivo, era o desejo de celebrar em Penápolis seus 50 anos de vida religiosa, porque foi no cinqüentenário da cidade que ele celebrou a sua primeira missa sendo frei" - contou frei Cícero. Frei João foi sepultado na Necrópole Municipal de Santa Cruz, em túmulo destinado à Fraternidade Capuchinha local. (PH)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade