Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/06/2008

Fraturas por queda atinge mais de 9 mil idosos por ano em SP

Em 2007, 9,4 mil idosos foram internados somente no Estado de São Paulo devido a fraturas de fêmur em decorrência de uma queda, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. A avaliação é que ao menos 30% dos cerca de três milhões de idosos paulistas sofre quedas ao menos uma vez por ano. Os números mostram os riscos aos quais os maiores de 60 anos estão expostos mesmo dentro de casa. Para os mais velhos nenhum local é 100% seguro, mas há cuidados que podem ser tomados para evitar acidentes. E acredite, neste caso vale a máxima do prevenir é o melhor remédio. Só em 2005 houve 795 óbitos no Estado de São Paulo ocasionados por queda. Em 2004 foram 683.

Confira algumas dicas que podem ajudar dentro de casa:

-aumente a luz em ambientes fechados
- utilize sapatos antiderrapantes
- evite ingestão de bebidas alcoólicas
- retire móveis da passagem
- evite deixar objetos em armários altos
- não suba em cadeiras ou bancos
- instale corrimões em escadas

Para mudar essa realidade, o Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Leste criou o primeiro grupo do estado de prevenção de quedas. Uma equipe multidisciplinar avalia os fatores de risco e orienta idosos e familiares sobre medidas que podem reduzir as quedas. O grupo atualmente funciona com 16 idosos e será ampliado. O mesmo modelo será implantado no próximo semestre no CRI da Zona Norte.
    
Mesa redonda
São Paulo vai sediar o primeiro encontro do Dia Mundial de Prevenção de Quedas do Brasil. O evento já é realizado em outras partes do mundo e é uma iniciativa da Help the Aged International. Em São Paulo acontece em parceira com a Universidade Cidade de São Paulo, as Secretarias de Estado e Município da Saúde e entidades como o Sesc-SP e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. O encontro acontece hoje, às 14h, no auditório da universidade. O slogan da campanha é: “Cair de maduro é só para fruta”. As unidades do CRI realizam, também no dia 24, em suas sedes, atividades para esclarecer os riscos de quedas na população idosa. (A/I Secretaria de Estado da Saúde)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade