Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/03/2009

Fotografia: Vencedores do concurso recebem prêmios

Detalhes Notícia

O Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Glaucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” e a Prefeitura de Penápolis fizeram na manhã de ontem, 26, a premiação dos vencedores do concurso fotográfico “Retratos da Cidade – Cena Centenária”. O referido concurso tem o objetivo de estimular a criação artística em suas diversas manifestações, onde através da fotografia se buscou proporcionar o resgate da memória visual do homem e seu entorno sócio-cultural.  “Retratos da Cidade” é a visão que cada penapolense tem da sua rua, do seu bairro e da sua cidade, uma percepção única e investigativa do passado e do presente. Em 1º lugar ficou o conjunto de fotos de Edyr Sabino; em 2º lugar a composição “Cena do cotidiano centenário”, de Ricardo de Faria Silva; em 3º lugar o conjunto de fotos “Penápolis – Cidade e Campo”, de José Marques Lopes; em 4º lugar o conjunto “O verde da terra eu te dou”, de Lucas Araújo dos Santos e em 5º lugar as fotos de Joaquim Alberto Fernandes. Todos os classificados receberam troféus. Também receberam prêmios de participação Cleiton Carlos Colevati, Rafael Machi de Lima e Rodolfo Machi de Lima. Todas as composições foram analisadas e classificadas pela comissão julgadora formada pelos seguintes fotógrafos profissionais: José Zito Junior, Valdecir Figueiredo e Cláudio Parise.

História e sensibilidade
Em seu pronunciamento, o prefeito João Luis destacou a importância da fotografia como documento histórico, por isso devem ser preservadas. “São raras as imagens que temos das pessoas que ajudaram a construir a história de Penápolis, de Maria Chica, por exemplo, não temos nenhuma foto. No entanto, hoje é muito fácil tirar uma fotografia. E essas composições que foram reveladas pelos participantes do concurso servirão como arquivo histórico da cidade”, disse o prefeito. O professor doutor José Fulanetti de Nadai falou sobre a sensibilidade ao tirar uma fotografia. “Muitas vezes, o que nos chama a atenção, nem é o objeto fotografado, mas a ângulo alcançado pelo fotógrafo, a sua interpretação das coisas. Esse é o grande diferencial da arte fotográfica”, comentou.

Exposição
Após a cerimônia de premiação, foi aberta oficialmente a exposição com as composições fotográficas dos participantes do concurso. A exposição ficará aberta a visitação pública no hall de entrada do Paço Municipal das 8h às 16h, até o dia 08 de abril. Depois desse período, a exposição passará a ter caráter itinerante, percorrendo diversos pontos culturais e comerciais da cidade. Por fim, as fotos serão incorporadas ao acervo do Museu Histórico e Pedagógico de Penápolis. Secom – PMP

Foto: A exposição ficará aberta a visitação pública no Paço Municipal até dia 08 de abril

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade