Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/04/2015

Forte chuva prejudicou tratamento da água e reduziu fornecimento

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A água do Ribeirão Lajeado estava com turbidez estava acima do limite para o processo de tratamento

Uma forte chuva ocorrida na madrugada de quarta-feira, dia 22, causou muitos transtornos à população penapolense. A tromba da água ocorreu próxima a nascente do Ribeirão Lajeado (próxima a Alto Alegre) e provocou o rompimento de algumas curvas de nível existentes em propriedades rurais lindeiras ao ribeirão.
Segundo a diretora presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, o nível de turbidez (turvação) da água, em razão da quantidade de barro, estava em 4.000, quando o normal é 1.000. “O índice muito elevado impossibilitou a ação das substâncias que ajudam a limpar a água”, explica.
“O abastecimento foi interrompido para não enviar água suja às torneiras, uma vez que a turbidez estava acima do limite para o processo de floculação (etapa do tratamento da água). Caso continuássemos o processo de tratamento, a água não chegaria às torneiras com a potabilidade adequada”, esclareceu Sílvia.

Normalização
Às 3h de ontem, o nível de turbidez da água voltou a normal, ou seja, ao índice de 1.000. Diante desse índice, as bombas da Estação de Captação voltaram a ser ligadas, a água voltou a ser tratada e foi iniciado o abastecimento dos reservatórios da cidade. O abastecimento foi totalmente normalizado no fim da tarde de ontem. 
“Agradecemos a todos que compreenderam a situação e colaboraram para evitar desperdício de água. Sabemos que os transtornos prejudicaram a população, mas Penápolis tem uma rede de abastecimento bem estruturada e segura. Além disso, estamos investindo em mais dois reservatórios, um no Jardim do Lago e outro no Pereirinha, o que trará mais segurança aos moradores”, explica.
Ainda segundo a diretora presidente, este foi um evento pontual que não ocorria há mais de 20 anos. “Temos servidores do Daep que trabalham aqui há mais de 29 anos que nunca tinham visto a água com a turbidez tão alta. Portanto, foi uma ocorrência da natureza que não poderia ser prevista”, disse.
Na manhã de ontem, os servidores do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado percorreram toda a extensão do ribeirão e detectaram alguns pontos onde a terra invadiu com maior intensidade a água. “Encontramos três pontos mais críticos e agora tomaremos medidas preventivas para que isso não ocorra novamente”, enfatiza a diretora.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade