Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/01/2010

Folia de Reis: Companhias convidam população para dois dias de festa

Detalhes Notícia

Em comemoração ao Dia dos Santos Reis, celebrado no último dia 06 de janeiro, as companhias penapolenses dos Santos Reis “São Francisco de Assis” e “Joana da Mata e os 3 irmãos” convidam a população para duas grandes festas. A Festa dos Santos Reis da Cia. “São Francisco de Assis” será realizada na próxima sexta-feira, 15 de janeiro, no salão da Associação Renascer da Terceira Idade, a partir das 19h. Já a Festa da Cia. “Joana da Mata e os 3 irmãos” será realizada no dia seguinte, no sábado, a partir das 18h, no Ginásio de Esportes Luiz Carlos Peters, o Carlitão. As duas festas terão entrada franca para a população e conta com o apoio da Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria de Cultura. A exemplo da história dos três reis que saíram do oriente e foram até Belém visitar e dar oferenda ao menino Jesus que havia nascido, as Companhias de Santos Reis percorreram as residências da zona rural e urbana levando alegria através da música e arrecadando ofertas.

Dança, música e comida
Nas festas de sexta-feira, 15 e sábado, 16, haverá a apresentação das companhias que vão comemorar a chegada da bandeira, cumprindo o giro e mantendo a tradição da Folia de Reis em Penápolis. Depois da encenação, será servido um jantar para todos os presentes, com os alimentos arrecadados pelas companhias durante a visita aos bairros rurais e urbanos do município. O cardápio inclui frango assado, leitoa, macarronada, arroz, mandioca entre outras guloseimas oferecidas pela comunidade durante o giro da bandeira. Como atração final das noites de festa, serão realizados bailes de forró com grupos da cidade. A Cia. De Reis São Francisco de Assis espera reunir cerca de 800 pessoas no salão da Terceira Idade; já a expectativa da Cia Joana da Mata e os 3 irmãos é atrair mais de 500 participantes.

Tradição que se mantém
Conforme contou o secretário interino de Agricultura, José Santino, A Cia. de Reis “São Francisco de Assis” foi fundada há 23 anos por seu pai, Manuel Santino, que devido à dificuldade financeira que enfrentava na época, fez a promessa de formar uma companhia de Folia de Reis se conseguisse criar seus filhos.  Atualmente a companhia integra 20 pessoas da família e amigos que mantém a tradição dessa festa católica. O mestre da Companhia é Cícero Santino, filho de Manuel, já falecido; Cícero é o responsável pela cantoria. Os netos de Manuel também participam da tradição como palhaços e caixeiros. A festeira da Companhia “Joana da Mata e os três irmãos”, Irene do Nascimento, conta que a companhia tem mais de 20 anos de existência e cerca de 15 integrantes. Seu esposo, José Geraldo Ferreira, é o mestre da companhia. Secom – PMP

Foto: Companhia de Reis Joana da Mata durante giro da bandeira pela cidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade