Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/11/2010

Fique Sabendo: Penápolis realiza Campanha de diagnóstico precoce do HIV

Mais uma vez a Prefeitura de Penápolis é parceira na realização da campanha “Fique Sabendo”, que acontecerá de 16 de novembro a 1º de dezembro. A campanha visa ampliar a realização de exames para detectar o vírus HIV, conhecido pela população como o vírus causador da Aids. Com isso pretende-se diminuir o número de diagnósticos tardios e suas consequências, ou seja, fazer com que as pessoas saibam o mais cedo possível se são portadoras do HIV. Fique Sabendo é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em parceria com os municípios.
Em Penápolis a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde através do SAE (Serviço de Atendimento Especializado DST/HIV/Aids) que atende os pacientes da rede pública de Penápolis e da micro região, portadores do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Assim como no ano passado, a estratégia adotada será a descentralização do teste de HIV durante a campanha, ou seja, além da realização dos exames no SAE (Rua Anchieta, 540 – fundos), anexo à Clínica de Especialidades, as pessoas também poderão fazer o teste nas Macros de Saúde e Postinhos da cidade.
A campanha Fique Sabendo é realizada anualmente com o objetivo de incentivar a realização do teste de HIV, além de intensificar a divulgação sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce. Diante de um diagnóstico positivo a população terá atendimento mais cedo e acesso precoce à assistência médica, deixando ainda de transmitir o vírus a outros, involuntariamente. Estas ações garantirão melhor qualidade de vida ao portador do vírus, e àqueles cujo resultado for negativo é dada a chance de passar a adotar práticas de sexo seguro, uma forma preventiva da doença.

Exame
O teste de HIV deve ser voluntário e esclarecido. A pessoa terá toda privacidade e sigilo das informações na entrega do resultado. Adolescentes acima de 12 anos poderão fazer o teste, preferencialmente acompanhados dos pais ou responsável.
Em Penápolis, o Serviço de Atendimento Especializado, fará dois tipos de exames de HIV: o teste rápido e o teste convencional. No teste rápido, o resultado fica pronto em aproximadamente 20 minutos, sendo necessário apenas uma gota de sangue extraída do dedo. Já o teste convencional é preciso coletar amostra de sangue intravenal e o resultado é emitido em 30 dias. Mais informações pelo telefone do SAE (18)3654.2322.

Calendário da Campanha
Atenção para os locais de testes nas unidades de saúde durante a campanha “Fique Sabendo”. Horário: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

* Dia 16/11 (terça-feira) – UBS Planalto
* Dia 17/11 (quarta-feira) – Macro I – Jardim Eldorado
* Dia 18/11 (quinta-feira) – UBS Sílvia Covas
* Dia 19/11 (sexta-feira) – UBS Jardim Pevi
* Dia 22/11 (segunda-feira) – UBS Tóquio
* Dia 23/11 (terça-feira) – UBS Cidade Jardim
* Dia 24/11 (quarta-feira) – Macro I
* Dia 25/11 (quinta-feira) – UBS Tropical
* Dia 26/11 (sexta-feira) – UBS Jardim Del Rey
* Dia 29/11 (segunda-feira) – Macro II – Postão Centro
* Dia 30/11 (terça-feira) – Macro III – Santa Teresinha
* Dia 01/12 (quarta-feira) – Macro II – Postão Centro

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade