Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/10/2012

FINADOS: Cemitérios são preparados para receberem visitantes

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Antes de Finados, muitas pessoas aproveitam para realizar a limpeza de túmulos de parentes

DA REPORTAGEM

 

Os funcionários dos dois cemitérios de Penápolis, Necrópole Santa Cruz e Jardim da Paz estão trabalhando muito para deixar tudo pronto para receber visitantes de túmulos de parentes e amigos, na próxima sexta-feira, 02, feriado dia de Finados. Na Necrópole Santa Cruz, diversas pessoas, diariamente, vão para limpar os túmulos, e funcionários da prefeitura realizam a manutenção das áreas comuns. De acordo com a encarregada dos cemitérios da cidade, Fátima Imai, o prazo para as obras de reformas dos túmulos terminou no último domingo, 28. "O período para as reformas foi o suficiente, por isso encerramos este prazo com antecedência para que os funcionários realizem os últimos ajustes. Até amanhã, ainda será permitido aos munícipes realizar a limpeza e a lavagem dos túmulos, para que no dia de Finados esteja tudo em ordem", comentou. A recomendação da encarregada é para não deixar a sujeira acumulada nas ruas de circulação do cemitério. Diversos tambores foram espalhados pelo espaço para receber o material inutilizado. "Estamos tomando esta medida para conservar o local limpo, mas não adianta fazermos nossa parte e as pessoas sujarem novamente quando realizam a limpeza do túmulo", explicou Fátima. Para o dia de Finados, está sendo preparada toda a infraestrutura para receber os munícipes e demais pessoas que devem passar pelos dois cemitérios. "Temos que oferecer uma estrutura adequada para recebermos as pessoas, principalmente por que tem feito muito calor nos últimos dias", disse. A Polícia Militar fará, durante todo o dia, rondas para garantir a segurança pública nas ruas próximas aos cemitérios. Os horários em que deve ocorrer o maior número de visitas são aqueles próximos das missas que serão realizadas nos cemitérios. Na capela da Necrópole será realizada missa às 07h30, 09h00 e 17h00. Já no Jardim da Paz, será realizada somente às 9h00.

 

Flores sim, Dengue não

No Dia de Finados é costume as pessoas levarem vasos de flores para enfeitar os túmulos. Mas há uma recomendação importante para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, além de outros problemas que podem ocorrer com o acúmulo de água em vasos. A encarregada dos cemitérios da cidade alerta para os cuidados necessários para que não haja focos de mosquitos transmissores da doença ocasionados por água parada em vasos. "Nesse período de chuvas é importante não deixar água nos recipientes, por isso, é necessário colocar areia grossa em vasos de flores artificiais e evitar assim, o acúmulo de água de chuva. Nos vasos de flores naturais, é preciso furar o fundo dos vasos para que a água escoe", explicou Fátima. Com relação ao cemitério Jardim da Paz, a encarregada explica que serão permitidas apenas flores naturais. Segundo ela, os vasos que enfeitam os túmulos dos cemitérios não podem conter a embalagem plástica para não haver acúmulo de água e se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegipty. Outro problema que tem prejudicado os túmulos na Necrópole Santa Cruz, é o plantio de pinheiros, pois esta espécie de planta cria longas raízes e, quando plantadas próximas a um túmulo, danificam a sua estrutura e dificulta o trabalho dos coveiros quando é necessário abrir alguma cova. Segundo Fátima, após o dia de Finados, as pessoas devem procurar a secretaria do cemitério para autorizar o corte, pois é muito importante para manter o túmulo conservado, porém, existem alguns que já estão completamente danificados pelas raízes", disse.

O cemitério Necrópole Santa Cruz registrou - de 4 de janeiro de 1915 até ontem - 36.515 sepultamentos. Já o Jardim da Paz, inaugurado em 23 de setembro de 2007, possui 515. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade