Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/04/2013

Fim da espera: Cisa retoma endoscopias após dois anos

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito conversou com pacientes satisfeitos em poder fazer o exame que aguardavam há mais de dois anos

Na manhã de ontem, 01, o Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) deu início a um mutirão para realização de exames de endoscopia. Há dois anos o aparelho endoscópico do consórcio estava quebrado, e os pacientes que precisavam de um diagnóstico aguardavam o exame sem expectativa. Com a nova gestão do Cisa, neste início de 2013, buscou-se uma forma de viabilizar os exames por meio do empréstimo de um aparelho da Santa Casa.
Segundo explicou a coordenadora geral do Cisa, a enfermeira Renata Cristina Vidal, após a quebra do aparelho há dois anos começou-se a formar uma fila de espera que cresceu consideravelmente, e passou de 600 pacientes à espera da endoscopia.
Ainda de acordo com ela, durante estes dois anos não foi providenciado o conserto do referido endoscópico, nem adquirido outro e nem estabelecida uma eventual parceria para levar os pacientes a fazer os exames em outro município.
“Assim que assumiu a presidência do Cisa, o prefeito Célio de Oliveira determinou que fosse encontrada uma solução para o problema, tal como foi feito para os exames de ultrassom, que começamos a realizar há dois meses”, lembrou Renata.
“Desta forma estabelecemos uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia e tomamos emprestado um endoscópico de lá. A partir daí adaptamos um local para a realização desses exames na Clínica de Especialidades. Com isso já demos início aos atendimentos, pondo fim a esta cansativa espera dos pacientes”, acrescentou a coordenadora do Cisa.
“Nossa expectativa é de zerar essa fila de espera em aproximadamente 60 dias”, previu ela.
Renata Vidal informou ainda que o empréstimo do aparelho por parte da Santa Casa é por um período de seis meses, e que antes deste prazo o Cisa já terá em mãos um novo aparelho de endoscopia; o mesmo já está sendo adquirido pelo consórcio por meio de um processo de licitação.
“A conquista de um novo equipamento está sendo possível por meio de um recurso de R$ 200 mil, obtido por meio de uma emenda parlamentar do deputado Paulo Teixeira. Esse processo de licitação deve ser finalizado em no máximo dois meses”, contou Renata.
O prefeito de Penápolis e presidente do Cisa, Célio de Oliveira, esteve ontem pela manhã acompanhando o início do mutirão da endoscopia na Clínica de Especialidades.
Acompanhado da coordenadora Renata Vidal e do coordenador técnico administrativo, Agnaldo César Duarte, o prefeito conversou com pacientes que aguardavam para saber da história de cada um, além de conhecer o aparelho de endoscopia e ouvir explicações do médico Tsutomu Myamoto, encarregado da realização dos exames.
“Ficamos muito satisfeitos em saber que conseguimos resolver mais um problema da área da saúde. Sabemos que existem inúmeras coisas que ainda precisam ser melhoradas e estamos buscando isso, mas em se tratando de um setor muito abrangente, muito solicitado e que demanda grande quantidade de recursos, qualquer ganho é tido como um grande avanço, é muito significativo”, garantiu o prefeito e presidente do Cisa, Célio de Oliveira.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade