Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/06/2011

Filme Andaluz reascende debate sobre inclusão

Secom-PMP
Detalhes Notícia
(Da dir. para esq.) A mesa de debate foi composta pelo diretor Guilherme Motta, secretário Cledivaldo Donzelli, professor Roberto Bíscaro e coordenadoras Isabel Cristina e Júlia Heradão

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na última segunda-feira, 06, no Cine Lúmine, a apresentação do premiado filme “Andaluz”, o primeiro no mundo a contar a história de um albino. O evento contou com a presença do cineasta Guilherme Motta, a produtora executiva Claudete Pontes e o professor do Instituto Federal de São Paulo, Roberto Bíscaro, penapolense, albino, e que contribuiu com o roteiro do filme. Após a apresentação do média-metragem, houve debate com a plateia.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzelli, a apresentação do filme e o debate reascende a preocupação que Penápolis tem com a inclusão nas escolas.
Roberto Bíscaro contou para a plateia algumas situações de preconceito e exclusão vividas por causa do albinismo e sobre a deficiência visual causada por esse fator. “Até hoje os albinos não são contados no censo. Ainda não sabemos quantos somos”, disse Bíscaro.
Já o diretor Guilherme Motta respondeu as perguntas dos participantes sobre a produção do filme, único que traz um protagonista albino interpretado pelo ator também albino, Flávio André Silva.
Contribuíram na mediação do debate a coordenadora da Educação Especial do município, Isabel Cristina Canhameiro Oliveira e a coordenadora da Educação Especial da Delegacia de Ensino, Júlia Gomes Heradão.
As poltronas do Cine Lúmine foram totalmente preenchidas por professoras, coordenadoras, diretoras, chefias da rede municipal; alunos e professores de Pedagogia da Funepe, parceira no evento; supervisores da Delegacia de Ensino de Penápolis e representantes da Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional).

Secom – PMP

 

Sobre o filme Andaluz

Baseada em fatos reais ocorridos na cidade de São Paulo, em 2008, a história fala de Andaluz, um carroceiro catador de material reciclável, albino e solitário. Ele testemunha acontecimentos assombrosos no Mosteiro da Luz, quando uma parede interna do Museu de Arte Sacra é demolida para uma descoberta surpreendente.
Perturbado com sua descoberta, Andaluz faz de tudo para desvendar o mistério, mas ninguém acredita num simples morador de rua. Enquanto luta para desvendar o mistério do Mosteiro, Andaluz mergulha em dúvidas e pesadelos que o fazem perceber existir uma verdade ainda maior a ser enfrentada: a história de suas próprias origens, de sua própria vida. O mistério da Luz conduz o espectador em suspense até o último minuto, quando Andaluz tem a possibilidade de também resgatar sua identidade e suas raízes.
O filme participou e venceu o edital lançado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo de um roteiro cinematográfico sobre o bairro da Luz. Elenco: Luciana Vendramine, João Signorelli, Javert Monteiro, Eduardo Silva, Gabriela Alves e Flávio André como Andaluz.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade