
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
11/06/2011
Filme Andaluz reascende debate sobre inclusão

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na última segunda-feira, 06, no Cine Lúmine, a apresentação do premiado filme “Andaluz”, o primeiro no mundo a contar a história de um albino. O evento contou com a presença do cineasta Guilherme Motta, a produtora executiva Claudete Pontes e o professor do Instituto Federal de São Paulo, Roberto Bíscaro, penapolense, albino, e que contribuiu com o roteiro do filme. Após a apresentação do média-metragem, houve debate com a plateia.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzelli, a apresentação do filme e o debate reascende a preocupação que Penápolis tem com a inclusão nas escolas.
Roberto Bíscaro contou para a plateia algumas situações de preconceito e exclusão vividas por causa do albinismo e sobre a deficiência visual causada por esse fator. “Até hoje os albinos não são contados no censo. Ainda não sabemos quantos somos”, disse Bíscaro.
Já o diretor Guilherme Motta respondeu as perguntas dos participantes sobre a produção do filme, único que traz um protagonista albino interpretado pelo ator também albino, Flávio André Silva.
Contribuíram na mediação do debate a coordenadora da Educação Especial do município, Isabel Cristina Canhameiro Oliveira e a coordenadora da Educação Especial da Delegacia de Ensino, Júlia Gomes Heradão.
As poltronas do Cine Lúmine foram totalmente preenchidas por professoras, coordenadoras, diretoras, chefias da rede municipal; alunos e professores de Pedagogia da Funepe, parceira no evento; supervisores da Delegacia de Ensino de Penápolis e representantes da Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional).
Secom – PMP
Sobre o filme Andaluz
Baseada em fatos reais ocorridos na cidade de São Paulo, em 2008, a história fala de Andaluz, um carroceiro catador de material reciclável, albino e solitário. Ele testemunha acontecimentos assombrosos no Mosteiro da Luz, quando uma parede interna do Museu de Arte Sacra é demolida para uma descoberta surpreendente.
Perturbado com sua descoberta, Andaluz faz de tudo para desvendar o mistério, mas ninguém acredita num simples morador de rua. Enquanto luta para desvendar o mistério do Mosteiro, Andaluz mergulha em dúvidas e pesadelos que o fazem perceber existir uma verdade ainda maior a ser enfrentada: a história de suas próprias origens, de sua própria vida. O mistério da Luz conduz o espectador em suspense até o último minuto, quando Andaluz tem a possibilidade de também resgatar sua identidade e suas raízes.
O filme participou e venceu o edital lançado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo de um roteiro cinematográfico sobre o bairro da Luz. Elenco: Luciana Vendramine, João Signorelli, Javert Monteiro, Eduardo Silva, Gabriela Alves e Flávio André como Andaluz.
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.