Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/04/2009

FIES: Inscrições podem ser feitas até o dia 17 de abril

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), abriu as inscrições para os estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas que desejam participar do programa. O prazo termina no dia 17 de abril e a inscrição deve ser feita somente pela internet, por meio da página http://www3.caixa.gov.br/fies. Para isso, o estudante deve preencher a ficha de inscrição que está disponível no site, imprimi-la em duas vias e entregar após isso na instituição de ensino na qual estuda. Diferente das edições anteriores, o programa neste ano estará realizando suas inscrições e adesões no primeiro e segundo semestres. Em Penápolis, tanto a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) como a Faasp (Faculdade de Saúde de São Paulo) Instituto UBM são parceiros do programa. No Fies, o aluno pode financiar de 50% a 75% da mensalidade, independente do semestre e curso que estiver estudando. O fundo trabalha com duas taxas de juros anuais: 3,5% (fixa) ao ano para alunos matriculados em cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos e de 6,5% (fixa) ao ano, para os demais cursos. O estudante paga durante o tempo em que estiver cursando uma taxa semestral de R$ 50 a cada três meses, recurso este que amortiza parte dos juros do financiamento. Para ser beneficiado no programa, o aluno precisa apresentar um ou mais fiadores ou ainda utilizar a fiança solidária. Em muitos casos, grupos de três a cinco estudantes que são matriculados na mesma instituição acabam tornando-se fiadores uns dos outros, responsabilizando pelo pagamento das prestações de todos os integrantes do grupo. Já na fiança solidária não há necessidade do aluno comprovar sua renda.

Prouni
Foi prorrogado até o dia 24 de abril o prazo para os bolsistas parciais beneficiados pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), estarem requerendo financiamento para pagar a outra parte da mensalidade. O prazo que teminava em 20 de março foi estendido até a citada data, ficando também alterada a data para formalização do contrato de financiamento para 30 de abril em todas as unidades da Caixa Econômica Federal. O Fies é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. O financiamento é concedido, mediante assinatura de Contrato de Abertura de Crédito pelo estudante, responsável legal (se estudante menor de 18 anos e não-emancipado), conforme determina o novo Código Civil Brasileiro, em vigor desde 12/01/2003), fiador(es) e cônjuge do(s) fiador(es), com a Caixa. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade