Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/04/2015

Fies: Inscrição ainda é problema para estudantes

Divulgação
Detalhes Notícia
Assim como em todo o Brasil, estudantes de Penápolis também enfrentam problemas com a inscrição do Fies

DA REPORTAGEM

Termina hoje o prazo de inscrição para os alunos que ainda não possuem o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições devem ser feitas pelo site do Fies. O problema é que muitos estudantes reclamam que não conseguem fazer a inscrição e temem ficar sem o auxílio ao término do prazo, isso porque o site do Fies estaria apresentando problemas que dificultam e até impossibilitam estas inscrições. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo apenas para quem já tem o auxílio e precisa renovar o contrato. Assim como tem ocorrido com alunos de todo o Brasil, em Penápolis também existem muitos que não estão conseguindo realizar sua inscrição. É o caso da estudante Karoline Cristina Guerra Medeiros. Ela é aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo de uma faculdade de Araçatuba, e segundo ela, o Fies é fundamental para que possa concluir o curso. “Infelizmente não tenho condições financeiras de pagar o curso, pois os valores pedidos pela faculdade são altos e também tenho que arcar com os custos do transporte até Araçatuba. Desta forma resolvi recorrer ao Fies para que eu tenha condição de fazer o pagamento e assim quitar o curso futuramente”, comentou.
Segundo ela, desde quando as inscrições iniciaram vem tentando realizar as inscrições. “Principalmente quando começaram a ocorrer os problemas no site e as reclamações aumentaram. Quis me adiantar para não passar por isso, mas não teve jeito”, disse. Entre os problemas alegados por ela, está o travamento da página na internet e a dificuldade do processamento de informações. “Está tudo muito lento. Teve um dia que consegui chegar à fase final da inscrição, mas o site voltou a apresentar problemas e tive que reiniciar todo o processo”, comentou. Ela explicou que já tentou entrar em contato com a faculdade para resolver o problema, mas foi aconselhada a manter contato com o MEC por se tratar de uma dificuldade com o sistema deles. Por sua vez, o MEC teria reconhecido o problema, alegando apenas que ela teria que esperar ser solucionado. “Fico muito indignada com o que está acontecendo, por que eles sabiam que seriam muitas as inscrições, e deveria ter um sistema melhor para este processo. Me sinto muito prejudicada, já que a continuação de meus estudos depende disso, mas tenho medo de ter que trancar a faculdade por não ter mesmo nenhuma opção de pagamento”, lamentou. Mesmo assim ela garante que tentará, na faculdade, meios de não parar o curso. “Vou ver quais tipos de bolsas eles podem oferecer e como podem ajudar diante de um problema que não vem ocorrendo somente comigo, mas com milhares de pessoas em todo o Brasil, que só querem garantir seu futuro através do estudo”, finalizou. 

Nota mínima no Enem
Desde 30 de março, com a entrada das novas regras do Fies, para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e não ter tirado nota zero na redação. Além disso, as instituições particulares de ensino superior não podem aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%. Algumas faculdades, como Santa Casa e a PUC Campinas, suspenderam a adesão ao Fies para novos alunos porque preferiram reajustar as mensalidades acima deste limite. 
O Fies permite ao estudante cursar uma graduação em uma instituição particular e, depois de formado, pagar as mensalidades a uma taxa de juros de 3,4% ao ano. O aluno só começa pagar após 18 meses de concluído o curso.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade