Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/10/2012

Festival Literário movimenta cidade a partir de hoje

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Irene Tanabe ministra Oficina de Contação de Histórias com Origami

De hoje, 16, até a próxima quinta-feira, dia 18, Penápolis realizará seu 3º Festival Literário. Inúmeras atrações, para pessoas de todas as idades, fazem parte da programação, que é inteiramente de graça. O Festival Literário vai acontecer na Praça 09 de Julho, no centro da cidade, de manhã até à noite (os horários podem ser conferidos no quadro). Estudantes, professores, artistas e demais pessoas da comunidade devem passar pelo local nestes três dias para prestigiar o evento, movimentando a praça e o cotidiano da cidade.
Haverá oficinas culturais para crianças e adultos, contação de histórias, espetáculos teatrais, shows musicais, lançamento e venda de livros, intervenção artística, exposições de artistas da cidade, dentre tantas outras atividades.
Além das citadas atividades, o Festival Literário contará com a participação da empresa Bytes&Cia, de Penápolis, que manterá na praça uma estande com dois computadores para desenvolvimento de histórias online, através da apresentação de livros online. A empresa também efetuará a doação de livros infantis. Para estas ações a Bytes&Cia tem o apoio do Grupo Literatura entre Amigos (Facebook).
Outra parceria que colabora para o engrandecimento do festival é a realização da Feira do Lívro Espírita, por meio da USE - União das Sociedades Espíritas de Penápolis. A feira é também uma homenagem aos 208 anos do nascimento de Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita.
A realização do 3º Festival Literário é da Prefeitura de Penápolis através da Secretarias de Educação e Cultura e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Oficinas Culturais, Sesc/SP, Unimed/Penápolis – Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) e USE (União das Sociedades Espíritas) de Penápolis.

Secom – PMP


Programação de hoje do Festival

Para quem quer participar das atividades de hoje, primeiro dia do 3º Flipen, tem atrações variadas. Às 08h e às 10h tem Oficina de Contação de Histórias para professores com o ilustrador, escritor, músico e performer, Ivan Zigg. Ele assina mais de cem livros e ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Ilustração para livro Infantil em 2004. Artista múltiplo, Zigg pode ser visto em feiras do livro, teatros e escolas, em apresentações para crianças que misturam música, histórias e desenhos.
Às 10h e às 17h tem Oficina de Contação de Histórias com Origami, com a arte-educadora e contadora de histórias profissional Irene Tanabe. O intuito desta oficina é mostrar as possibilidades de utilização e de cooperação entre duas artes: narração de histórias juntamente com o origami (dobradura de papel). Na opinião de Irene Tanabe, o mundo precisa dos contadores que resgatem a presença física, a importância do olhar e que aliem tudo isso a uma atividade manual terapêutica.
“As histórias com origamis são potencialmente ricas para o exercício da cidadania e busca da qualidade de vida, seja através da contemplação, do desenvolvimento de atividades motoras ou da participação em grupo”, considera ela.
Prosseguindo, das 14h às 17h acontece a Oficina de Fanzine com Dário das Dores Agostinho (Deva Bhakta). A oficina, realizada com a parceria do SESC.
Também das 14h às 17h  a contadora de histórias Magali Viana realiza uma oficina sobre esta arte de contar histórias.
Seguindo a programação, à tarde, 15h, tem apresentação do espetáculo “De A a Zigg”, com o  ilustrador, escritor, músico e performer, Ivan Zigg, no palco da Praça 9 de Julho.
No período da noite, às 19h30 tem lançamento de livros: um deles é “Vila dos Cortiços”, de Amaury Pavão, e “Viva mais: vença e previna a depressão”, de Izaías Claro.
Em seguida, às 20h, acontece um Tributo a Luiz Gonzaga (espetáculo musical), no palco da Praça 09 de Julho. Todos estão convidados.

Secom – PMP


Confira também a programação da Feira do Livro Espírita, que acontece dentro do 3º Festival Literário de Penápolis:
 
16 a 19/10 - 8h às 22h
Venda de livros novos e usados

16/10 - 20h
Lançamento do livro: “Viva Mais: vença e previna a depressão”, de Izaias Claro (com sessão de autógrafos);

17/10 - 19h30
Apresentação do coral: Coral Canto de Luz (Penápolis)

18/10 - 20h
Atividades para as crianças, com as evangelizadoras do Centro Espírita Allan Kardec / Penápolis

19/10 - 19h30
Apresentação do coral: Coral Harmonia (Birigüi) e

19/10 - 20h
Atividades para as crianças, com as evangelizadoras do Centro Espírita Discípulos de Jesus / Penápolis

Secom - PMP

 

Locais para visitação no 3º Flipen:

* Biblioteca Municipal - Exposição Monteiro Lobato “60 anos de História” (Museu Histórico Penápolis / SISEM)
* Mediação de Leitura – Bebeteca (na Biblioteca Municipal)
* Tenda da Palavra – jogos com palavras e mediação de leitura
* Exposição de artistas da cidade
* Museu de Folcore - Visita mediada com contação de histórias
* Cabines  - Núcleo de Teatro com contação de histórias
* Livrônibus - Contação de Histórias
* Livraria “Armazém Cultural” - Contação de histórias
* Livraria BookAfé - Venda de livros cristãos e café
* Livraria USE - Venda de Livros Espíritas
* Tenda do CRAS - Exposição e venda de trabalhos manuais

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade