Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/09/2008

Festival de Teatro: Grupos de Rio Preto e Piracicaba se apresentam hoje

Detalhes Notícia

Continua hoje, 14, a programação do 9º Festival de Teatro de Penápolis. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, traz para este domingo mais dois espetáculos com entrada franca. Apresentam-se hoje grupos teatrais das cidades de São José do Rio Preto e Piracicaba. O primeiro espetáculo da programação é "O Próximo", de Terence Macnally. A peça será encenada pelo Grupo Tokaia, de Rio Preto, a partir das 20h30 no Cine Teatro Lúmine. A classificação etária é 16 anos.
Dirigida por Marlon Morelli, a peça mostra a história de Mário Chiver, um homem que é surpreendido por uma convocação para o exército para servir na guerra. Ao se apresentar para exames, o personagem tenta de várias formas ser recusado, criando situações que expõem sua fragilidade e seus medos. A narrativa do espetáculo se concentra nestas situações. De acordo com o grupo, "O Próximo" é uma encenação dinâmica e orgânica, chegando às vezes a quebrar a barreira entre o absurdo e o ridículo, propondo uma reflexão da condição humana, da existência e do jogo que a vida é.

Sessão Maldita
À meia-noite o Festival de Teatro realiza a Sessão Maldita no espaço cultural South Café, com a apresentação da peça "Navalha na Carne", de Plínio Marcos. Quem encena é o Grupo Gestos de Teatro, de Piracicaba. A classificação etária é 16 anos.
O espetáculo tem forte temática e caracterização de seus personagens, oriundos da marginalidade. A ação se passa num sórdido quarto de hotel ocupado por uma prostituta e seu amante e cafetão. O conflito começa com o sumiço de dinheiro do quarto; a partir daí o que se vê é um jogo pela sobrevivência diante de um quadro de miséria, prostituição e violência. "Navalha na Carne", que tem a direção de Ricardo Araújo, lembra o final dos anos 60, quando o texto foi escrito por Plínio Marcos; considerado polêmico, o dramaturgo era tido pela ditadura como um pornográfico, subversivo e marginal, já que acreditava que somente através da denúncia ostensiva e brutal é possível deslocar o foco das atenções para o que é mais importante.

Ingressos
Como todos os espetáculos do festival são gratuitos, os interessadas deverão retirar os convites antecipadamente no Teatro Municipal Maria Tereza Alves Viana, na rua Manoel Foz, 235, Vila Aparecida, das 8h às 11h e das 13h às 17h; ou então, no local do espetáculo, uma hora antes. Mais informações pelo telefone 3652 5570.
O 9º Festival de Teatro de Penápolis é uma realização da Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria Municipal de Cultura e Sesc/SP - Birigui.

Apoio cultural
Grupo Equipav, Daep, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria de Estado da Cultura. Secom - PMP

Foto: "O Próximo" traz a história de um homem que é surpreendido por uma convocação para servir na guerra

Confira programação desta segunda-feira:

15/09 - Espetáculo "Quer bailar comigo?"
Apresentação faz parte do Módulo Fomento
Pano de Fundo Produções, de Penápolis
Com Rodrigo Matias e Fátima Pessoa
Texto e Direção - Daniel Dhemes
Horário - 20h30
Local - Teatro Municipal Maria Tereza Alves Viana (Taetro de Arena)
Classificação Etária - 12 anos
Espetáculo de rua que busca o público no local em que se encontra, dinamizando a arte e despertando a curiosidade para o fantástico mundo cênico. O objetivo é mostrar a importância da arte e sua base simbiótica na integração do homem com o espetáculo.

Espetáculo "As Lavadeiras" (esquete)
Identidade - Grupo de Teatro, da CPTL/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Projeto de Extensão)
Com Cássia Regina, Érica Souza, Joanny Vargas, Juliana Silva, Karla Rocha e Mariana Luri
Autor - Frederico Garcia Lorca
Direção - Leandro Cazula
Horário - 20h
Local - Teatro Municipal Maria Tereza Alves Viana
Classificação etária - 12 anos
Lavadeiras conversam enquanto trabalham. Contam acasos provenientes do lugar onde moram, em específico sobre um homem que teve que parar de trabalhar um tempo devido às estranhas atitudes de sua mulher, inclusive a de ficar na ociosidade, sem comer nem dormir. Discorre o assunto de detalhes da vida do casal, envolvendo as irmãs do homem, as solteironas e carolas.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade