Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/05/2008

Festa: SIRP faz homenagem a imigração japonesa

Detalhes Notícia

Em sua festa de 40 anos de fundação, o Sindicato Rural de Penápolis presta homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil. O destacado penapolense e um dos mais antigos associados do sindicato, Hitoshi Taniguti, foi homenageado em nome de toda a comunidade nipônica.
A comemoração foi feita na sede do SIRP na noite de quarta-feira, tendo sido homenageado todos os sócio-fundadores ainda em vida: Carlos Eduardo Figueiredo, Ricardo Rodrigues Castilho e Edson João Geraissate. Cada um recebeu uma cópia da ata de fundação.
Outro sócio-fundador, Jorge Dib, não pode comparecer por problemas de saúde. Residindo atualmente em Vitória, no Espírito Santo, teve também grande atuação na edificação e consolidação do sindicato.
Suas esposas também foram agraciadas com lindos vasos de flores. O presidente do Sindicato Rural, João Antonio Castilho, enalteceu o trabalho de cada funcionário e diretor que já passou pelo sindicato. Lembrou a conquista da atual sede que faz 10 anos este mês.
Aproveitou a presença das autoridades da Polícia Militar para cobrar medidas que garantam a segurança do homem no campo. Questionou também os riscos da monocultura da cana-de-açúcar predominante em Penápolis e que a cada dia assola o pequeno e médio produtor rural.
“O homem passa, mas as suas realizações ficam”, disse o primeiro sócio-fundador homenageado, Carlos Eduardo Figueiredo, em relação aos sonhos que outrem tiveram e que agora estão sendo realizados. Jurandyr Soberline dos Reis, único ex-presidente do SIRP em vida também mereceu destaque.
Todos os convidados foram recebidos com buffet e bela decoração. Fizeram-se presentes o prefeito João Luís dos Santos (PT), delegado de polícia, Nivaldo Martins Coelho, juiz de direito Marcelo de Freitas Brito, comandante da Polícia Militar, Paulo Augusto Leite Motooka, 2º tenente Flávio Augusto Bachiega Zambrosi e o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Penápolis, Arata Assami. (Assessoria de Imprensa/SIRP)

Hitoshi Taniguti é associado desde a fundação

O homenageado dos 40 anos do Sindicato Rural, em referência ao Centenário de Penápolis, pela sua contribuição com trabalho e liderança, Hitoshi Taniguti, nasceu na província de Kumamoto, no Japão, em 20 de setembro de 1927, ou seja, tem 83 anos. Tem seis filhos e 10 netos.
Ele foi saudado pelos diretores, associados e funcionários do Sindicato Rural de Penápolis com uma placa de bronze. Sua esposa também mereceu belas homenagens, recebendo como lembrança um bonsai.
Casou-se no dia 23 de outubro de 1954 com Fumie Luíza, com teve os filhos, Paulo, professor de Matemática; Luiz Tomio, ex-bancário residente no Japão; Mário, bancário em Indaiatuba; Aparecida Toshiko, professora em Tatuí; Alice Mieko, do lar em Penápolis; e Helena Satiko, também moradora no Japão.
Seus pais, Eiki Taniguti e Tome Taniguti, imigraram para o Brasil quando tinha ainda 1 ano e três meses de idade. Aportou em Santos, mas depois sua família mudou para Taquaritinga, onde fixaram residência em uma fazenda de café. Ali trabalharam por um ano.
Tiveram passagens de sete anos por Cafelândia, 12 anos por Marília, sempre trabalhando em lavouras. Sofreu a perda do pai com 13 anos, foi quando se tornou chefe da família. Só em 1952 mudou para Penápolis, tendo morado por dois anos antes em Santópolis do Aguapeí.
Na cidade abriu uma granja avícola na Chácara Primor, onde mora até hoje. Tem uma produção de sete mil galinhas poedeiras por ano.  É associado do SIRP desde 2 de junho de 1971; seu número de registro é o 217. Por trabalhar na roça teve os estudos interrompidos.
Estudou japonês por seis anos, os três últimos às escondidas, pois durante a 2ª Guerra Mundial, o governo brasileiro proibiu o uso de línguas estrangeiras no país, principalmente o japonês. Tem dificuldades com a Língua Portuguesa, mas fala e lê fluentemente a japonesa.

ATUAÇÃO
Hitoshi é de religião Budista, membro ativo da Sichô No Iê, chegando a realizar preleção e orações em funerais e cerimônias religiosas na ausência de pastor. É associado desde 1955 da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Penápolis, tendo também já participado de “seinem-kai” (clube de jovens).
Foi presidente da associação por três mandatos seguidos a partir de 2002, sendo que antes já havia sido conselheiro e vice-presidente, cujo último cargo ocupa na atual gestão 2008/2009. Atualmente também participa do Karaokê local e regional da associação.

Foto: Fumie Luíza também foi homenageada no Sindicato Rural

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade