Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/07/2023

Festa dos Tropeiros será dia 23 de julho no Galinari

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Luíz Pelícia, o Caipirão, um dos coordenadores do evento

DA REDAÇÃO

O tradicional bairro Saltinho do Galinari realiza no próximo dia 23 de julho a 7ª edição da Festa dos Tropeiros, evento que a cada ano agrega mais pessoas e grupos, inclusive de regiões mais distantes.
O Dia do Tropeiro é comemorado em 22 de maio no estado de São Paulo, sendo a data uma homenagem a um povo de grande importância para a cultura e economia do Brasil, responsável por comercializar e transportar produtos, além de difundir ideias pelo país adentro.
Para os organizadores da festa em Penápolis, a proposta é preservar a cultura caipira, o transporte de boiada e o tropeirismo brasileiro que, por volta do século 18, quando ainda sequer existiam estradas e ferrovias, o transporte de gado e de mercadorias era feito no lombo de burros e mulas conduzidos por tropas – daí o nome tropeiro.
Essas viagens eram uma verdadeira odisseia, repletas de aventuras e riscos que reuniam casos de enfrentamento de chuva, falta de comida, perda de animais ou até mesmo perda da rota, tudo em prol da garantia de subsistência e do desenvolvimento do país.
Para Luíz Pelícia, o Caipirão, um dos coordenadores do evento, a festa já é uma tradição regional e entra na sua 7ª edição com a pretensão de reunir especificamente os amantes da cultura caipira, música sertaneja, cavaleiros, tropeiros, muladeiros e profissionais do setor agropecuário. “A nossa festa começa com a cavalgada saindo do bairro rural Santana, em Alto Alegre, por volta das 9h da manhã do dia do evento, com destino ao bairro rural Saltinho do Galinari”, informou o Caipirão.
O cortejo festivo será acompanhado por um carro de Carro de Som e da Polícia Militar Ambiental, que também apoiará o evento em todo o trajeto. Estando confirmadas comitivas de 20 cidades da região, a organização espera um público aproximado de 1.500 pessoas.

Almoço
O almoço será servido a partir do 12h (meio dia) até as 14h, com o Cardápio composto por: arroz carreteiro, feijão gordo, carne na chapa, mandioca, salada e farofa, devendo o público levar pratos e talheres. 
Embora não seja obrigatório, a organização, dada a peculiaridade do evento, pede aos participantes que compareçam trajados a caráter, ou seja, no estilo country com bota e chapéu. 
Os convites antecipados são oferecidos antecipadamente ao preço de R$ 50,00 (segundo lote), nos seguintes pontos de venda: Agropet Rei (entrada da Cidade Jardim); Chalé do Lorão (Córrego Santa Leonor); Onda Verde (Village Regina) e Montiel Rações (Irmãos Crisóstomo esquina com a Maria Chica). 
Mais informações pelo númenro (18) 9.9643-1387.

Encontro de Violeiros:

O evento é tradicional e a cantoria será para todos os gostos do gênero sertanejo, entre raiz, tradicional e romântico, com as participações de:

- Altair & Alti Reis (Penápolis)
- Darcio & Marques (Birigui)
- Cezar Sulini (Penápolis)
- Cida Ajala (Presidente Prudente)
- Doryval Neves (Dourados/MS)
- Os Arapongas (Araçatuba)
- Suzy Joy (Hortolândia)
- Santiago da Arpa (Araçatuba)
- Jairo do Cedro (Mirassol)
- Luiz Ney (Birigui)

As presenças do cantor Zé do Cedro (São josé do Rio Preto) e do Lendário Cowboy Bob Joe (Campinas) estão confirmadas no evento. 

(Com Carlos Netto)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade