Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/10/2015

Festa do Bon Odori acontece hoje

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Festa faz parte das festividades da imigração japonesa ao Brasil e aniversário de Penápolis

DA REDAÇÃO

A Associação Cultural Nipo Brasileira de Penápolis realiza hoje, a partir das 19h30, como parte das festividades comemorativas da fundação de cidade de Penápolis e dos 107 anos de imigração japonesa no Brasil, o tradicional Bon Odori. 
A festa, conhecida simplesmente como Bon, é um festival que ocorre anualmente durante o verão, entre julho a agosto no Japão, sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Celebram-se no Bon as almas dos antepassados, além de se agradecer a safra abundante com danças em grupo e levando-se lanternas acesas, e depois apagam, saudosamente lembrando, da sabedoria dos antepassados. Apesar de análogo ao dia de finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante o Bon, voltando das grandes cidades aos seus lugares de origem para se confraternizarem, marcando o evento por muito companheirismo e união. 
Para este ano, em Penápolis, são esperados cerca de 1000 participantes de mais de 20 cidades da região. “O evento está sendo preparado há alguns meses com muito carinho pelos associados, e desde a última semana todos os dias eles estão comparecendo diariamente à Sede da Associação para preparar comidas típicas, montagem do Yagurá (palco) e de toda a estrutura, o que valoriza a união e a amizade entre todos, mantendo nossa cultura e tradição, objetivo maior da Associação Nipo-Brasileira de Penápolis”, disse o presidente Carlos Sussumi Ivama.

Ireissai
No domingo, dia 25, a ACNBP realizará o Ireisai, cerimônia religiosa (ecumênico) em homenagem aos falecidos e primeiros imigrantes japoneses a pisar em terras brasileiras. Foram 781 japoneses a desembarcar do Kasato Maru em 1908. Neste ano a celebração acontecerá na sede do clube (Kai-Kan), às 14h00. Todos estão sendo convidados para homenagear os falecidos e primeiros imigrantes japoneses no Brasil. 

(Com informações ACNBP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade