Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/11/2023

Febre Aftosa: criadores de gado tem até quinta-feira para concluir vacinação

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Última etapa da campanha é voltada para bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade

A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no Estado de São Paulo vai até esta quinta-feira (30). Na atual e última etapa da campanha, devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.
A expectativa é que cerca de cinco milhões de animais sejam imunizados.
Os proprietários devem primeiro adquirir as vacinas em estabelecimentos cadastrados junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Os estoques de vacina disponíveis no Estado para o comércio durante a etapa da campanha é cadastrado pela revenda no sistema da Gestão de Defesa Animal e Vegetal, o Gedave.
Ao comprar o imunizante, o estoque é transferido ao proprietário por meio do sistema, o que facilita a declaração de vacinação, que pode ser feita até o dia 7 de dezembro. A declaração deve ser realizada por meio eletrônico, através do GEDAVE. A legislação proíbe o uso de vacinas adquiridas em etapas de vacinações anteriores.
Para que o imunizante não perca sua eficácia, a vacina deve ser transportada e armazenada em uma caixa de isopor com dois terços do volume ocupado por gelo. A temperatura de conservação deve ser entre 2 e 8 graus Celsius e a vacina nunca pode ser congelada.
As seringas e agulhas precisam ser novas e higienizadas sem o uso de produtos químicos como o álcool ou cloro. A recomendação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é que a seja escolhido o horário mais fresco do dia para a aplicação da vacina. Os animais devem ser classificados por idade e sexo para evitar acidentes. O local de aplicação é no terço médio do pescoço do animal, logo abaixo do couro.
Independentemente da idade, a dose é de 2 ml de vacina. Para evitar infecções, as agulhas devem ser substituídas a cada 10 animais imunizados e precisam ser mantidas resfriadas durante toda a operação.
O criador que deixar de vacinar e de comunicar a vacinação estará sujeito a multas que variam de cerca de R$ 102 a R$ 171 por cabeça de gado não vacinado ou não comunicado.
Para mais informações, basta acessar o endereço: defesa.agricultura.sp.gov.br/programas/aftosa .

(Com Portal do Governo de SP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade