Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/06/2013

Faxina: Prefeitura intensifica limpeza e melhora visual da linha férrea

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Funcionários braçais e máquinas atuam na roçada do mato ao longo da linha do trem

Trazer segurança à população, minimizar o incômodo dos moradores da região e melhorar o aspecto visual da cidade são os objetivos da Prefeitura de Penápolis, que desde o último mês de abril, vem dando atenção extra ao estado de abandono em que se encontrava o trecho da ferrovia que corta a área urbana do município. Por determinação do prefeito Célio de Oliveira, a administração municipal está comandando uma grande operação de limpeza da linha férrea, retirando mato, entulho e outros detritos que vinham se acumulando há anos por falta de manutenção da concessionária ALL (América Latina Logística).
Mesmo não sendo atribuição da administração municipal, a operação de limpeza foi encampada pela Prefeitura visando o bem da comunidade, que sofre com os problemas gerados, como aparecimento de insetos e roedores, mau cheiro, criadouros do mosquito da dengue e ainda o perigo de vândalos, que podem se esconder atrás do mato alto e lesar a população que passa por estes locais, principalmente à noite.
Várias máquinas, tratores, caminhões e funcionários braçais estão atuando em toda extensão dos trilhos na cidade. Nos últimos dias o trabalho tem sido maior no trecho entre a rua Irmãos Crisóstomo de Oliveira e Giácomo Paro.
E os esforços da Prefeitura neste sentindo já tem sido notados pela comunidade, que tem elogiado o trabalho feito. Nesta semana o prefeito Célio esteve pessoalmente acompanhando a limpeza, e pôde manter contato com os moradores da avenida Adolpho Hecht, que se mostraram satisfeitos pela atenção.
“Nós sempre soubemos que a falta de manutenção do trecho urbano da ferrovia era um grande martírio principalmente para quem mora ou tem comércio nas proximidades. Por isso sempre defendi a necessidade deste trabalho desde que assumi a prefeitura em janeiro”, frisou o prefeito.
“Por inúmeras vezes tentamos esta ação por parte da concessionária da linha férrea, mas não obtivemos sucesso. Reivindicamos a limpeza periódica deste trecho urbano, inclusive notificamos a empresa, porém nos foi pedido apoio para execução deste serviço”, conta. Como não podemos mais tolerar a situação incômoda de lixo e mato se acumulando, conseguimos a autorização para operar na área de responsabilidade da empresa”, explicou Célio de Oliveira.

Secom – PMP 

 

Comerciante cultiva frutas e zela por trecho à margem da ferrovia

Em uma louvável iniciativa de cidadania, o comerciante penapolense Samer Subhi Salous colabora com o poder público ao zelar por um trecho de aproximadamente 150 metros ao longo da linha férrea, onde plantou inúmeras árvores, espalhou pedregulho e mantém a pintura de guias e pedras ornamentais, além de outras benfeitorias.
Segundo Samer, há três anos ele desenvolve sozinho este trabalho. Ele, que mora a poucas quadras do local (no cruzamento da linha férrea com a rua João Antônio de Castilho), comprou, plantou e faz a rega constante de árvores frutíferas. “Já plantei 18 árvores naquele local”, conta.
Entre as espécies cultivadas por Samer estão lichia, ameixa, carambola, limão taiti, pitanga, acerola, coco anão, jabuticaba, manga maçã, manga palmer, abacate e caju.
Entre alguns serviços executados no referido trecho, como concretagem de calçada, construção de muro para conter a água da chuva, distribuição de pedregulhos pelo terreno, pintura, mudas de pingo de ouro e mudas de árvores, o comerciante estima que já tenha investido cerca de R$ 3 mil.
“Se precisasse eu investiria mais, não vejo problema nisso, pois além de ajudar a melhorar a cidade, também estou melhorando a vida da minha família, dos meus vizinhos. E em breve eu estou planejando fazer um grande jardim naquela área, com muitas variedades de flores. Vai ficar muito bonito”, afirmou Samer.
O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, está muito satisfeito com a participação do comerciante neste processo de melhoramento da cidade, e elogiou a iniciativa.
“É nobre esta atitude do Samer. Ele tem se mostrado um parceiro da administração municipal. É uma contribuição extremamente importante e que serve de exemplo para os demais. A ele os nossos agradecimentos e os nossos parabéns”, salientou Célio.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade