Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/02/2008

Fanfarra da Emei Francisco Conte ganha novos instrumentos musicais

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis cada vez mais tem investido na qualidade do ensino que é oferecido para as crianças do município. Visando melhorar as atividades escolares, a Secretaria de Educação fez recentemente a aquisição de novos instrumentos musicais para a fanfarra infantil da Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) “Prof. Francisco Conte”, que é integrante do projeto “Fanfarra alegria na escola”. Foram investidos aproximadamente R$ 2 mil na compra de instrumentos adequados para a faixa etária das crianças que freqüentam a unidade. Foram adquiridos 10 caixas de repique, uma lira de 25 teclas, 18 baquetas, 8 timbas e 18 talabartes. Esses materiais foram comprados com recursos próprios da Secretaria de Educação, oriundos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Conforme explica a chefe de serviço de Pré-escola, Neira Maria Pereira Pinheiro, nos anos anteriores, a Emei Francisco Conte desenvolvia o projeto com instrumentos musicais feitos com sucata. “Além de adquirirem noções de música, os alunos confeccionava seus próprios instrumentos com materiais recicláveis. Com o tempo, notamos que as crianças necessitavam de ter contato com os verdadeiros instrumentos musicais para conhecerem a harmonia do som produzido por eles”, comentou a professora Neira.

Fanfarra
Uma vez por semana, os alunos da Emei Francisco Conte têm aula de música com o instrutor de fanfarra Sílvio Augusto Bugiga. As aulas são realizadas no contra-turno, ou seja, à tarde, pois se trata da única Emei de período integral do município. No repertório, as crianças aprendem a tocar músicas infantis, folclóricas e outras que possam contribuir com seu aprendizado. “É o primeiro contato que a criança tem com o instrumento musical. Essa atividade também contribui para o desenvolvimento da ludicidade do aluno”, acrescentou a chefe de Pré-escola. Além da Emei Francisco Conte, a Secretaria de Educação também desenvolve há mais tempo o projeto “Fanfarra alegria na escola” na Emei Vila Fátima. “Os alunos da Emei Vila Fátima formaram a primeira fanfarra de educação infantil da região, que de início era desenvolvida através do trabalho voluntário do instrutor Bugiga”, completou a professora Neira Pinheiro. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade