Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/02/2012

Famílias já colhem alimentos na nova Horta da Aparecida

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, construiu uma nova Horta Comunitária no bairro Aparecida, localizada ao lado do campo de malha, próxima à Necrópole Santa Cruz. A horta foi construída em pouco tempo e as famílias que possuem canteiros já estão colhendo suas hortaliças.
O secretário municipal de Agricultura, Lucas Torrezan, explica que a construção dessa nova horta é uma devolução que a Prefeitura fez para as famílias que tinham canteiro na antiga horta, antes localizada atrás do Teatro Municipal. “Como o Teatro foi demolido e será construído um novo no mesmo lugar, a horta também precisou ser destruída, pois ocupava o espaço destinado ao novo Teatro Municipal.  Sendo assim, a Secretaria de Agricultura construiu uma outra horta ao lado do campo de malha entregando-a para essas famílias e ainda com mais canteiros possibilitando a participação de outras pessoas”, comentou o secretário.
Para o chefe de serviço da Agricultura, José Antônio de Oliveira, apesar do pouco tempo de implantação, a horta está muito bonita. “Mesmo sendo um período ruim, com muitas chuvas, as hortaliças estão com ótima qualidade. As famílias estão de parabéns, pois souberam aproveitar o incentivo da Prefeitura e também fizeram investimentos, como a aquisição de sombrites”, destacou.
O técnico agrícola Marcio José de Farias contou que a horta foi construída por ele e pelo José Antônio, coordenadores do Projeto Horta Comunitária, em pouco tempo. “Foram feitas a limpeza do terreno, colocação de cerca no espaço, construção de 60 canteiros, a terra foi preparada para receber as sementes com abudo e calcário e em seis meses, as famílias já puderam ocupar seus canteiros para a produção”, disse.

Reconhecimento
Embora as famílias tenham ficado muito sentidas com a forma repentina que a antiga horta foi destruída, sem tempo hábil para colher toda a produção, hoje, a realidade é outra. As mesmas famílias já estão satisfeitas com a colheita das hortaliças na nova horta e com o apoio dado pela Prefeitura que manteve o projeto no bairro.
O coordenador da Horta da Aparecida, Ademar Casula, contou que a destruição da antiga horta pegou todo mundo de surpresa. “Não deu tempo de retirar todas nossas coisas, a máquina passou e destruiu tudo, foi muito triste”, lembrou Ademar e sua prima Vânia Soeli Casula que também tem canteiro junto com o filho Leandro Campanha.
“Mas agora eu e minha esposa (Creusa Moreira Tavares) e todas as outras famílias cuidamos do nosso canteiro na nova horta e já estamos comendo alimentos que nós mesmos produzimos”, falou o coordenador da horta há mais de quatro anos.
A senhora Nilza Alves dos Santos chegou a trazer uma amiga de Avanhandava para conhecer a nova horta e ela ficou encantada. “Nesses dois meses de cultivo, eu e meu marido (Aurindo Lima Santos) já colhemos alface, rúcula, beterraba, salsinha, cebolinha, cenoura e logo terá berinjela e jiló”, elencou.
A nova horta conta com 10 famílias atendidas e ainda possui alguns canteiros à disposição de outras que quiserem participar do projeto.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade